
Com o objetivo de levar conectividade 4G para a fazenda Água Quente, propriedade da Amaggi em Santo Antônio do Leverger (MT), a Jacto, fornecedora da solução OtmisNET, TIM e a Nokia estão realizando o projeto-piloto “Telemeclima”. A intenção é utilizar rede 4G para conectar dispositivos no campo e possibilitar uma gestão mais racional no agronegócio, fornecendo informações em tempo real, possibilitando redução de custos e permitindo que o trabalho seja feito de forma preventiva, mitigando desperdícios e falhas.
Serpro entra na briga pelo mercado de Internet das Coisas no agronegócio
Nesta fase, serão conectados cerca de 700 equipamentos agrícolas, além de outras “coisas” que possam utilizar a infraestrutura nesse ecossistema, que se beneficiarão da rede 4G da TIM para melhorar a atuação na fazenda da Amaggi. Já a OtmisNET é a plataforma de acompanhamento em tempo real e medição das variáveis durante todo o processo agrícola. Cabe a Nokia, no entanto, fornecer soluções em conectividade, IoT (Internet das Coisas) e redes de alta performance.
De acordo com as empresas, o Teleclima trará ganhos de competitividade e eficiência operacional por meio do 4G sobre satélite para conectar pessoas e coisas nas fazendas, tudo preparado para evoluir, no futuro, para o 5G.
Entre outros ganhos destacados está a comunicação entre máquinas (M2M), que só é possível graças à conectividade; com a sincronização automática das áreas trabalhadas entre os equipamentos, há a troca de dados em tempo real, reduzindo erros operacionais, como falhas e sobreposições, e aumentando a eficiência operacional.