A TIM vai conectar os equipamentos da Sigmais – empresa brasileira focada em soluções de internet das coisas – por meio de chips virtuais compatíveis com NB-IoT 4G. A operadora foi a primeira a ativar a funcionalidade em sua rede no Brasil e hoje a tecnologia – que viabiliza a oferta de soluções de internet das coisas utilizando a frequência 700 MHz – já está presente em 3.656 municípios.
CONTEÚDO RELACIONADO – fuse IoT lança plataforma omnichannel utilizando recursos de internet das coisas
A Sigmais oferece soluções de internet das coisas eficientes e acessíveis para segmentos diversos, de varejo e indústrias a saúde e cidades inteligentes. Os equipamentos podem ser utilizados para diversos fins, como aferir temperaturas de ambientes, ajudar a calcular a durabilidade de equipamentos, indicar existência de vagas de estacionamento, sinalizar necessidade de manutenção de máquinas, entre outros.
Um dos grandes diferenciais é que a adoção dessa tecnologia da Sigmais não necessita de nenhuma alteração e investimento em infraestrutura para sua implementação. Os aparelhos possuem baterias de longa duração e a conexão com internet é feita através dos sinais emitidos por antenas de rádio frequência. A parceria entre a TIM e a Sigmais amplia o alcance das soluções da empresa, que podem chegar a mais localidades em todo o país.
Outro ponto que aproxima as empresas é o fato de várias soluções da Sigmais auxiliarem negócios nos mais diversos setores da economia a reduzirem o consumo de energia, favorecerem a mobilidade urbana e reduzirem o desperdício de recursos. Estes são temas totalmente alinhados à agenda ESG (sigla em inglês para definir as melhores práticas ambientais, sociais e de governança) da TIM. São exemplos o monitoramento de temperatura com o Sigtemp em grandes ambientes como shoppings, aeroportos, entre outros, permitindo maior eficiência e considerável redução de consumo de energia no condicionamento de ar. Já com o Sigmeter, monitoramos a operação de condicionadores de medicamentos termolábeis, podemos reduzir a perda destes na ordem de 30%. O Sigsense, por sua vez, determinando momentos mais adequados de manutenção, aumenta a eficiência de equipamentos em até 12%, proporcionando redução de custos operacionais e de investimentos.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.