Estratégias

TIM investe R$ 20 mi em novo sistema de roteadores

Operadora amplia capacidade de voz, dados e vídeos.

Como parte de um projeto para o desenvolvimento tecnológico de sua infraestrutura, a TIM anunciou que pretende investir R$ 20 milhões na ampliação da capacidade de tráfego e na qualidade da sua rede. A nova iniciativa prevê a substituição de todos os equipamentos do núcleo IP (Rede Nacional IP Multiserviço) por uma tecnologia considerada a mais avançada do mercado de telecom: o Terarouter CRS-3 (Carrier Routing System).

“A TIM é a primeira operadora do Brasil e a segunda da América Latina a investir na mais avançada tecnologia em termos de equipamentos de redes IP”, diz Claudio Merulla, responsável pela rede de transporte da TIM Brasil. “Com a capacidade disponibilizada pelos novos equipamentos é possível fazer o download de mais de 15 mil filmes de alta definição em um minuto, além de garantir um novo e mais alto padrão de qualidade, permitindo, por exemplo, o redirecionamento dos fluxos de dados em caso de falha, sem que a mesma seja percebida”.

A TIM planeja finalizar a instalação das máquinas, 12 no total, até o fim de novembro. A nova geração de roteadores possui capacidade individual de até 4,5 Terabits por segundo, 14 vezes superior à utilizada atualmente pela empresa e até três vezes mais que as demais tecnologias existentes no mercado.

Fabricado pela Cisco e implementado em parceira com a Italtel, o sistema de roteadores CRS3 é definido pela TIM como a base evolutiva das redes de nova geração. Os equipamentos prometem maiores níveis de capacidade de transmissão, qualidade, segurança e avanço tecnológico para as aplicações atuais e futuras (internet, vídeo, voz e cloud services), proporcionando aos clientes mais velocidade, confiabilidade e segurança no tráfego de voz e dados.

“A Cisco se orgulha em fazer parte da construção de um dos backbones mais sofisticados da América Latina, ajudando a TIM a alcançar um novo patamar em sua infraestrutura de rede”, diz Rodrigo Dienstmann, diretor de operadoras da Cisco do Brasil. “Os desafios enfrentados pela TIM, Cisco e Italtel ao longo de todas as fases deste projeto foram superados com determinação e rapidez, demonstrando a estreita parceira entre as empresas”, completa.

Do total de roteadores, oito serão instalados no núcleo da rede e quatro na função de peering (roteadores que habilitam o acesso à internet). O novo sistema atenderá à necessidade crescente de conectividade dos usuários, tanto no mercado de telefonia móvel como na fixa, nos segmentos residencial e corporativo, e com outros backbones nacionais e internacionais.

“Apenas sete meses após a definição do escopo do projeto, conseguimos comprar, validar os equipamentos, seguindo o padrão de industrialização exigido pela Telecom Italia, e iniciar a implantação física, com a ativação de três equipamentos”, explica Merulla. “Nos próximos três meses iremos também completar a ativação comercial. Trata-se de um projeto ambicioso que virou realidade graças à parceria com a Cisco e a Italtel, que permitirá à TIM ter a mais evoluída rede IP do Brasil”.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *