
A TI acaba de disponibilizar o VoLTE (Voice over LTE,) na frequência de 700 MHz em Belo Horizonte. Ao todo, 176 municípios de Minas Gerais já contam com o serviço que permite ligações de voz em alta definição pela rede de quarta geração. A operadora foi pioneira na América Latina no lançamento da funcionalidade e hoje já contempla mais de 1.500 cidades no país. A previsão é de que 2 mil municípios tenham a tecnologia até o final do ano.
“A ativação da frequência 700 MHz na capital mineira, em junho deste ano, foi um passo importante para a TIM ampliar a sua cobertura, principalmente indoor, e melhorar ainda mais a experiência dos seus clientes. Mais de 100 municípios de Minas Gerais também já contam com a nova frequência. E tudo isso, somado ao forte investimento em infraestrutura, nos permitiu inovar mais uma vez e expandir novos serviços 4G, como o VoLTE, para os mineiros”, conta Marco Di Costanzo, Diretor de Engenharia da TIM Brasil.
A acelerada expansão da rede 4G, que já está disponível em 3.138 municípios brasileiros, vem acompanhada da velocidade na prestação de serviços aos seus usuários. A operadora foi a primeira a utilizar a agregação de três frequências (1.800 MHz, 2.600 MHz e 700 MH), inclusive em Minas Gerais, melhorando a navegação móvel de seus usuários. Hoje, mais de 80% do tráfego gerado nos smartphones dos clientes mineiros vem da tecnologia de quarta geração, que contam com uma velocidade mais alta e uma latência menor (tempo de resposta de dados mais curta).
Vantagens do VoLTE
A funcionalidade permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. Qualidade é uma das vantagens da novidade, já que as ligações são realizadas em alta definição de voz, sem ruídos. Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G e a redução do consumo de bateria (duração até 35% maior em chamadas de voz). Além disso, o tempo de estabelecimento da ligação passa a ser quatro vezes mais rápido do que o atual. As ligações no VoLTE duram cerca de 2 segundos para completar, enquanto uma ligação normal dura de 8 a 10 segundos.
Ericsson amplia investimentos em 5G nos EUA
O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE. Os consumidores poderão conferir no site www.tim.com.br a lista completa de modelos compatíveis, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a nova funcionalidade. Em Belo Horizonte, a tecnologia está disponível para toda a base de clientes da operadora, inclusive para clientes corporativos.
Os usuários da operadora também podem realizar ligações de voz em alta definição em seus iPhones. A TIM foi a única certificada pela Apple para disponibilizar o VoLTE (disponível para usuários de iPhone SE, 6 e modelos superiores, desde que façam a atualização do sistema operacional para o recém-lançado iOS 11).