Akna

TIM planeja duplicar cobertura 4G em 2017

Operadora implantou rede móvel em Fernando de Noronha através de conexão via satélite.

4g-okA TIM finalizou ontem (08/12) a implantação da milésima cidade brasileira com infraestrutura 4G da operadora. A cidade escolhida para o feito foi Fernando de Noronha e consolida a empresa como a líder na cobertura da tecnologia de conexão móvel, com o alcance de 72% da população brasileira.

A meta da companhia agora é terminar 2017 com 2 mil cidades cobertas com 4G, atingindo 90% dos brasileiros. “Com a possibilidade de habilitação do 700 MHz no Brasil, a capacidade de penetração é 12 vezes maior do que a faixa de frequência mais comum”, diz Leonardo Capdeville, diretor de Tecnologia da TIM. Dessa forma, a operadora conseguirá cobrir uma região maior com o mesmo número de antenas.

Redes 4G recebem 30 milhões de novas linhas em um ano, diz Telebrasil

Foi justamente o uso da frequência de 700 MHz, com a autorização da Anatel, que permitiu que o 4G fosse implantado em Fernando de Noronha, explica o diretor. No caso, a operadora utilizou uma engenharia especial de configuração para que pudesse compatibilizar a solução via satélite.

“A única maneira de chegar com conexão até Noronha é através de satélite. Lá, já atuávamos com um geoestacionário para 2G e 3G, mas havia um atraso de menos de um segundo, devido à altura do satélite”, explica Capdeville.

Para o 4G, a empresa contratou o serviço de mais dois satélites mais próximos â terra, o que diminuiu o tempo de comunicação para alguns milésimos de segundo. A TIM também implantou antenas para trabalhar em conjunto com os astros, além de atualizar os equipamentos de rádio frequência da ilha.

Compartilhe: