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TIM usa IA para gestão de rede e modelo de predição apresenta 85% de eficiência

Seguindo seu plano estratégico, a TIM está usando Inteligência Artificial na sua rede para análise preditiva, com foco na eficiência operacional e na melhoria da qualidade do serviço providos para os clientes. Os primeiros resultados apontam para mais de 85% de eficiência do modelo de predição baseado na IA, assegurando precisão nas intervenções preventivas de manutenção, evitando falhas operacionais, reduzindo custos e melhorando a confiabilidade do serviço.

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Atualmente, 100% da infraestrutura da rede de acesso da TIM conta com o suporte da IA para a predição de ações de manutenção. A utilização da Inteligência Artificial realizando análises preditivas se mostrou eficaz por conta da capacidade do algoritmo em analisar grandes volumes de dados, automatizar tarefas repetitivas e oferecer insights em tempo real. Outro resultado apontado foi a redução de 15% das ações corretivas na rede, que agora passam a ser preditivas com a IA.

Todo o desenvolvimento do algoritmo do motor cognitivo foi feito pela TIM. A operadora diz que é fundamental impulsionar a eficiência da rede por meio da aceleração do uso de inteligência artificial. Ela já trabalha para identificar novas oportunidades de uso da tecnologia e tem mais de 100 casos de uso mapeados.

Capacitação

Ao longo dos últimos seis meses, mais de mil técnicos de campo foram capacitados para trabalhar com a nova tecnologia. Esse movimento no desenvolvimento de novas competências faz parte da estratégia da TIM, que lançou esse ano, a AI Academy, academia corporativa de educação focada em inteligência artificial, que já treinou e vem especializando 100% dos seus mais de 10 mil colaboradores em todo o país.

Além de Rede, outro case de sucesso de uso de IA na TIM é no Atendimento ao Cliente. A assistente virtual TAIS (sigla para TIM Artificial Intelligence System) criada em 2020, tem, em média, 76% de assertividade (sem atendimento humano) para compreender o contexto das conversas nos chatbots e, assim, oferecer respostas mais humanizadas aos clientes. Desde sua implementação, a TAIS teve mais de 158 milhões de interações. E, em apenas um ano, a empresa aumentou em 15,7% o nível de satisfação com o atendimento humano.

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