Nesta segunda-feira, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaurou um processo administrativo para apurar possíveis condutas de publicidade enganosa da TIM. A operadora estaria usando o termo “5G” em suas campanhas publicitárias, que estão sendo veiculadas antes mesmo de acontecer o leilão da nova geração de Internet das Coisas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além da TIM, Vivo, Oi e Claro também estão sendo investigadas, porém, por meio de averiguação preliminar.
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Para a especialista Gabriela Resende, líder de Conteúdo do Portal de Planos, a veiculação de propagandas como as das operadoras causam confusão nos consumidores, que são levados a achar que a novidade já está disponível. “É importante que as pessoas entendam que temos um longo caminho para o 5G ficar disponível para os brasileiros, por isso a responsabilidade com as informações veiculadas são cada vez mais importantes. Apesar de já ser uma realidade em outros países, a novidade ainda está em processo de leilão e, depois disso, haverá o processo de implementação”, comenta.
A executiva diz que as fabricantes podem e devem apresentar seus novos aparelhos com tecnologias modernas e que suportem o 5G, porém deixando claro que o modelo ainda teria como principal conexão o 4G. “Os novos modelos compatíveis podem ser interessantes pelas atualizações e funções mais avançadas, mas a nova rede de dados irá demorar a chegar. Se, por exemplo, o único motivo do consumidor para a compra for essa, não precisa gastar dinheiro nesse momento”, explica.
Caso o tema seja do seu interesse, ela poderá comentar em detalhes sobre o processo de chegada do 5G no país e quais as novidades em relação ao tema, além da importância de levar aos consumidores informações que sejam coerentes.
Gabriela Resende é graduada em Relações Internacionais pela Uni-BH e Jornalismo pela PUC-MG, além disso, é jornalista especialista em telecomunicações do Portal de Planos e apresentadora do canal do Portal de Planos no YouTube.
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