Self checkout permite que clientes passem suas compras em terminais de autoatendimento sozinhos.
A TOTVS lançou um terminal de vendas para autoatendimento, onde o cliente passa toda sua compra sem a necessidade de uma operadora de caixa lhe ajudar. Chamada de self checkout, a solução busca dar mais independência ao cliente na hora de suas compras e agilizar o processo de pagamento em supermercados.
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Segundo pesquisas de mercado, 15% do público brasileiro são favoráveis a soluções como essa. A entrada de gerações mais novas no mercado consumidor também puxa a demanda visto que são mais envolvidos com a tecnologia, diz Ademar Alves, diretor executivo da PC Sistemas, empresa do Grupo TOTVS e desenvolvedora da solução.
Outro dado importante revelado pela TOTVS é que o self checkout consegue reduzir em até 30% o tempo perdido nas filas, devido ao tempo em que uma operadora leva para passar a compra em comparação com o próprio cliente.
Conforme explica Alves, o autoatendimento é possível através da integração do caixa com o ERP do varejista. O cliente passa sua compra no leitor do caixa e depois deposita cada item sobre a balança do terminal, que calcula o peso total da compra e compara com o cadastro dos produtos no ERP.
Em caso de erro ou mesmo tentativa de burlar o sistema, um fiscal estará gerenciando a situação para ajudar o cliente. O self checkout ainda conta com câmeras para monitoramento em tempo real.
A expectativa de Alves é de que a solução atraia a atenção de varejistas de bairro, que possuem dificuldades para expandir o número de caixas de atendimento, já que um self checkout ocupa o espaço de até três caixas. Outro ponto positivo é a redução de gastos com funcionários, sendo possível optar por um fiscal para gerenciar de três a cinco checkouts. “O retorno sobre o investimento (ROI) ocorre em cerca de três anos”, diz.