
Avanço da inteligência artificial, retorno aos escritórios e mudança de comportamento dos trabalhadores, com mais reuniões remotas, estimulam novos projetos, de acordo com o IDC Unified Communications and Collaboration Tracker, o segundo trimestre de 2023.
As receitas mundiais no mercado de Comunicações Unificadas e Colaboração (UC&C) cresceram 6,9% ano após ano e 2,4% sequencialmente, para US$ 15,9 bilhões no segundo trimestre de 2023 (2T23), de acordo com os dados do Rastreador Trimestral Mundial de Comunicações Unificadas e Colaboração, da IDC.
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Para todo o ano de 2023, a receita mundial de UC&C deverá crescer 8,6% ano após ano, para US$ 64,7 bilhões. Isto representa uma revisão para cima de cerca de US$ 500 milhões em relação à previsão do trimestre anterior. Em termos de volume (unidades/linhas/licenças/assentos), o mercado mundial de UC&C cresceu 11,4% ano após ano e 2,9% sequencialmente no 2T23 para 620,7 milhões. Em comparação com o trimestre anterior, a diferença entre as taxas de crescimento do valor e do volume aumentou ainda mais, indicando uma contínua pressão descendente sobre os preços por unidade vendida.
“As necessidades de colaboração remota continuam a crescer e a evoluir com a dinâmica de mudança liderada pelo retorno ao trabalho, juntamente com novas inovações dos fornecedores, especialmente na frente da IA”, diz Jitesh Gera, gerente de pesquisa, Comunicações Unificadas e Colaboração da IDC.
“Além disso, as soluções de comunicações unificadas como serviço (UCaaS) em nuvem pública integradas à telefonia continuam a ter forte demanda, à medida que as empresas buscam cada vez mais unificar seus canais de comunicação de funcionários e clientes com uma base sólida em voz. O mercado de hardware está atualmente em fluxo, à medida que os fornecedores procuram desenvolver equipamentos inovadores para salas de reunião para compensar o declínio acentuado nos telefones IP e nos sistemas de videoconferência empresariais.”
Enquanto isso, as receitas mundiais no mercado de Plataforma de Comunicações como Serviço (CPaaS) cresceram 13,2% ano após ano e 4,6% sequencialmente, para US$ 3,8 bilhões no 2T23, recuperando-se de um declínio sequencial durante o trimestre anterior. “Este segmento está evoluindo à medida que os compradores se concentram em benefícios tangíveis, bem como na automação em uma ampla gama de canais”, afirma Courtney Munroe, vice-presidente de pesquisa de Pesquisa Mundial de Telecomunicações da IDC.
Embora seja um segmento desafiador para provedores de CPaaS, o Messaging continua a responder pela maior parte do mercado de CPaaS, sustentando sua participação de 67% no 2T23. Para todo o ano de 2023, espera-se que as receitas de CPaaS cresçam 12,4% ano após ano, para US$ 15,6 bilhões, uma revisão para baixo de US$ 127 milhões em relação à previsão do 1T23.
Destaques da empresa UC&C
As receitas de UC&C da Microsoft aumentaram 20% ano após ano, para US$ 6,8 bilhões no 2T23, representando uma participação de mercado de 42,8%, um aumento de 40 pontos base em relação ao 1T23.
A receita de UC&C da Zoom cresceu 2,5% ano após ano no 2T23, para US$ 1,1 bilhão. Foi responsável por uma participação de mercado de 6,8%, permanecendo relativamente estável em relação ao 1T23.
A receita de UC&C da Cisco caiu 19,3% ano após ano no 2T23, para US$ 951 milhões, mas sua participação de mercado cresceu, embora apenas 11 pontos base em relação ao 1T23, para 6%.
Destaques da empresa CPaaS
A Twilio continua a liderar o mercado mundial de CPaaS com uma participação de mercado de 24,1%, um aumento de 68 pontos base em relação ao 1T23. Suas receitas ultrapassaram US$ 913 milhões no 2T23, crescendo 15,8% ano após ano.
A Sinch seguiu em segundo lugar com 15,8% de participação de mercado, queda de 49 pontos base em relação ao 1T23. Sua receita cresceu 0,8% ano após ano, para US$ 600 milhões no 2T23.
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