Pesquisas

Transformação digital das empresas ainda esbarra em desenvolvimento cultural e falta de pessoas

Falta de investimentos em capital humano e dificuldade de promover mudanças de cultura e modelos de gestão de trabalho são os principais entraves no processo de transformação digital das empresas brasileiras. É o que aponta pesquisa da Robert Half, em parceria com o Núcleo de Estudos de Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas do Insper.

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Os executivos apontam que, entre os principais desafios organizacionais da transformação digital, estão a mudança cultural e a adequação do modelo de gestão e trabalho. Mudar a cultura é o desafio organizacional que 37% das empresas de médio porte estão menos preparadas para enfrentar. Adequar o modelo de gestão e trabalho é o desafio que mais preocupa 32% das empresas de pequeno porte e 35% das empresas de grande porte. 

O levantamento abordou representantes de 300 empresas atuantes no Brasil, durante o mês de junho, das quais 50% de capital aberto e 50% de capital fechado. A amostra é formada igualmente por empresas de pequeno, médio e grande portes, e os entrevistados são 100 chief information officers (CIOs), 100 chief financial officers (CFOs) e 100 general managers (GMs).  

Prioridades de investimento

O estudo também perguntou aos executivos quais eram as áreas prioritárias de investimento para a transformação digital em suas empresas. Entre as empresas de pequeno porte, as áreas prioritárias para alocação de recursos que visam ao desenvolvimento de capacidades digitais são: operações, produção e serviços, para 29%; e marketing, vendas e relacionamento com clientes, para 26%. Entre as empresas de médio e grande porte, a prioridade é: investir em sistemas de gestão empresarial, para 24% das empresas de médio porte e 31% das de grande porte; e em marketing, vendas e relacionamento com clientes, para 23% das empresas de médio porte e 29% das de grande porte. 

O estudo avaliou ainda quais tecnologias digitais são prioridade para as empresas, em termos de alocação de recursos para aquisição, implementação e uso. Foram considerados 11 tipos de tecnologias digitais em grande disseminação no mercado, entre as quais a computação em nuvem e as tecnologias de colaboração foram apontadas como prioritárias. Em terceiro lugar vem o investimento em inteligência artificial, com 14%.

 

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