
Ao usar a Uber para viajar de um ponto a outro ou o Uber Eats para fazer um pedido, a maneira mais simples de entrar em contato com o motorista ou o entregador pode ser enviar uma mensagem pelo próprio aplicativo. Usando o bate-papo interno do app, que preserva a privacidade ao ocultar o número de telefone, pode-se enviar automaticamente mensagens como: “Estou te procurando”, ou “Estou aqui”. Embora seja um recurso útil e aparentemente simples, o que acontece se alguém usar mal essa função?
Reforçando o seu compromisso em colocar a segurança como principal prioridade, a Uber anuncia um novo processo de detecção automática de linguagem imprópria nas mensagens que são enviados no bate-papo do aplicativo – tanto nas viagens quanto no Uber Eats.
De acordo com os Termos e Condições e o Código de Conduta da plataforma, qualquer comportamento que envolva violência, conduta sexual, assédio ou discriminação ao usar o aplicativo resultará na desativação da conta. Isso também se estende ao que é digitado nas mensagens que podem ser enviadas dentro do app, já que o respeito entre todos da comunidade deve ser mantido em todas as interações – virtuais ou reais.
O novo recurso detecta automaticamente linguagem imprópria nas mensagens que são enviadas dentro do bate-papo do aplicativo entre usuários e motoristas parceiros. Palavras que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa entram automaticamente em um processo de desativação permanente da conta original. Tudo para preservar o respeito mútuo que é esperado entre os integrantes da comunidade.
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Uma equipe de especialistas analisa casos particulares, em que o contexto pode trazer dúvidas, falsos positivos ou em que há circunstâncias especiais. Hoje, o Centro de Excelência mantido pela Uber em São Paulo reúne cerca de 600 profissionais, que são os responsáveis por essas análises, entre outras atividades.
“Na Uber, a tecnologia está sempre no centro das nossas soluções. Por meio dela, podemos contribuir significativamente para as comunidades onde operamos. Neste caso, estamos anunciando um novo recurso que nos ajuda a promover interações mais respeitosas”, disse Fabio Sabba, diretor de Comunicação da Uber para o Brasil. Acrescentando, “vamos continuar trabalhando nessa direção, para melhorar os processos e a experiência de todos, usuários e motoristas”.
Entre as medidas de segurança da plataforma recentemente anunciadas, a Uber fechou um contrato com o Serpro para checagem de informações cadastrais dos motoristas parceiros em tempo real. Além disso, o Brasil vai sediar o primeiro Centro de Desenvolvimento Tecnológico da empresa voltado para segurança, que receberá investimentos na ordem de R$ 250 milhões nos próximos cinco anos.