A Um Telecom apresentou uma nova oferta de nuvem sem cobrança de taxa de tráfego. A operadora nordestina oferece o serviço através de uma infraestrutura de cloud hospedada em um data center Tier III, que possui alto grau de proteção de dados, com um uptime (tempo em atividade) de 99,98%. Segundo a Um Telecom, a oferta atende às necessidades específicas dos clientes, seja com nuvem privada on-premises ou com integração a plataformas públicas como AWS, Azure e Google Cloud.
A não cobrança pelo tráfego, independentemente da quantidade de dados, é possível pois a rede foi projetada para suportar as soluções de cloud de forma plena. Eliminando esse custo, considerado alto para as empresas, a Um Telecom consegue atrair mais clientes. Junto com soluções de segurança, que diminuem os temores da adoção da nuvem, a operadora regional diz estar preparada para atender o setor.
A Um Telecom ainda prevê inaugurar um data center de classificação Tier III no Recife no segundo semestre de 2025. O empreendimento deverá ocupar uma área de 1,3 hectare no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel). A empresa pretende investir inicialmente R$ 40 milhões com a geração de 64 empregos diretos e qualificados, depois de concluído.
Essa estrutura vai contribuir para o impulsionamento dos negócios da empresa. Segundo a Um Telecom, as ofertas iniciais serão voltadas para soluções de data center, como Colocation, Hosting, Cross Connect e Smart Hands.
Por fim, a Um Telecom destaca ainda a importância do Nordeste como um mercado promissor para soluções de cloud computing. Como mais de 90% dos data centers que hospedam as nuvens estão no Sudeste, há espaço e demanda para esse serviço no Nordeste.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).