De acordo com a última pesquisa ‘Panorama Mercado Software 2024’, 33,31% das empresas pretendem adquirir ou trocar seus sistemas ERP nos próximos dois anos. Para o ano de 2024, a expectativa de 12,2% delas é de priorizar o direcionamento de recursos para Business Intelligence, seguido por Indicadores Estratégicos (Dashboards/Balanced ScoreCard), com 10,38% de prioridade e migração para nuvem, com 10,15%.
Segundo Guilherme Carrullo, presidente da provedora de ERP MXM Sistemas, o maior foco em Business Intelligence se dá pela grande importância estratégica dessa ferramenta. Como ela traz mais rapidez ao tomar decisões, ela acaba sendo mais vantajosa se integrada ao ERP. Carrullo diz que uma prova disso é o Microsoft Power BI, que é o software mais utilizado no mercado nacional, com 54,95% do market share.
A pesquisa ainda aponta outras informações, como o índice de satisfação das empresas em aquisições anteriores de software. Quase metade delas estão totalmente satisfeitas com os fornecedores atuais, contra 39,52%, que estão parcialmente satisfeitos, seguidos por 7,5% e 4,7%, que estão insatisfeitos e satisfeitos acima das expectativas, respectivamente.
Quanto à frustração em aquisições anteriores de software, 28% dos entrevistados afirmam que tiveram frustrações raramente seus fornecedores de ERP. Em sequência, 25,62% desconhecem esta informação e 24,59% dizem se frustrar com alguma frequência. Por fim, 11,91% não sofrem frustração alguma, contra 6,92% e 2,93%, que se frustram com muita frequência ou sempre, respectivamente.
Já quando o assunto é a superação das expectativas de softwares em aquisições anteriores, apenas 3,7% e 2,14% se surpreenderam positivamente com muita frequência ou sempre, respectivamente. A maior parte (25,96%) raramente teve suas expectativas superadas, seguidos por aqueles que disseram ter sido surpreendidos com alguma frequência (24,33%), aqueles que desconhecem esta informação (23,1%) e os que raramente se surpreendem (20,77%).
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