Promover iniciativas conjuntas para ampliar o acesso internet em escolas públicas dos municípios brasileiros mais vulneráveis. Este é o objetivo do acordo firmado entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), nesta segunda-feira (10), em Brasília, por meio de um memorando de entendimentos. A ação visa aumentar a inclusão digital de crianças e adolescentes.
CONTEÚDO RELACIONADO – Brasil possui mais de 8.300 escolas públicas sem internet
A parceria com a UNICEF apoiará no aprimoramento das iniciativas já desenvolvidas pelo Ministério das Comunicações em relação à conectividade nas escolas. O Programa Wi-Fi Brasil, a priorização da utilização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a área e a execução dos compromissos firmados por meio do leilão do 5G, que são geridos Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) e têm R$ 3,1 bilhões destinados para o setor, são algumas das possibilidades de troca de experiências.
O acordo possibilitará também o início de um plano de trabalho com o Projeto GIGA no Brasil, iniciativa focada em geolocalizar escolas e monitorar a qualidade do acesso à internet das escolas em tempo real, possibilitando estimar com precisão lacunas e custos de conectividade, o que contribui para o planejamento governamental na área.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter