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Unifeob registra 31% de retorno em ações de email marketing

Universidade contratou a ZipCode para locação da base de dados e realização das ações. Objetivo da instituição era alavancar o interesse pelos cursos de férias.

A Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), localizada em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, tinha o objetivo de garantir que suas estratégias de marketing atingissem o público desejado: pessoas com interesse em fazer cursos de férias. Para obter bons resultados, a instituição optou por trabalhar com campanhas digitais terceirizadas e contratou a ZipCode, especializada e TI, responsável pela locação da base de dados e realização das ações de email marketing.

Com 3,5 mil alunos matriculados, a instituição possui 26 cursos regulares, nas áreas de: Direito, Saúde, Educação, Negócios, Medicina Veterinária, Cursos Superiores de Tecnologia, composto por Processos Gerenciais, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Marketing, Comércio Exterior, Gestão Ambiental e Agronegócio.
Para aumentar o número de participantes nos cursos de férias, a instituição percebeu que o ganho em divulgação e o retorno sobre o investimento (ROI) das estratégias de marketing seriam alcançados por meio de ações direcionadas, com foco em internet, através de campanhas de email marketing.

Com a ZipCode, o trabalho foi estruturado utilizando o banco de dados locado pela contratada. A empresa de marketing direto, que disponibiliza ferramentas como locação e tratamento de banco de dados (database marketing) foi a responsável por segmentar os contatos, seguindo o perfil desejado pela universidade: homens e mulheres de 45 anos com segundo grau completo ou curso superior incompleto, residentes de São João da Boa Vista e região.

Para este trabalho de marketing digital, a Unifeob desenvolveu campanhas de email marketing cujo conteúdo teve como base a divulgação dos cursos. A peça virtual foi enviada para 5,4 mil endereços eletrônicos. Após o disparo, a ZipCode disponibilizou à Fundação uma ferramenta analítica capaz de mensurar os resultados da ação.

De acordo com levantamento da universidade, 31,4% dos participantes decidiram se inscrever nos cursos de férias após receber o material, 1% decidiu por indicação de amigo e 10% por lerem em jornal.

Segundo Amélia Queiroz, coordenadora da instituição, a ZipCode foi escolhida como prestadora desses serviços por decisão dos próprios professores dos cursos de tecnologia, que conhecem o know-how da companhia. “O projeto de marketing digital foi elaborado entre o corpo docente e a ZipCode. Estamos muito satisfeitos com os resultados, uma vez que já tivemos como mensurar o resultado do investimento, que foi maior que as outras ações como anúncios em mídia impressa”.

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