Reclamações após a contratação dos serviços continuam em alta.
A pesquisa “Melhorando a experiência do consumidor”, realizada pelo ConsumerLab, área da Ericsson que estuda o comportamento do cliente, revelou um crescimento de 30% no número de usuários de banda larga móvel satisfeitos com o atendimento inicial das operadoras, em relação ao ano anterior.
Associações pedem ao governo melhorias nas operadoras e Anatel
Anatel publica novas regras para operadoras no Diário Oficial da União
Os entrevistados responderam perguntas relacionadas à satisfação de suas experiências iniciais com os serviços de telefonia, de cobrança, gerenciamento de suas contas, suporte, atendimento e a fidelização.
Também foi constatado que 25% dos consumidores estão contentes com o atendimento e suporte fornecidos pela sua operadora, e 19% mais que o ano anterior estão satisfeitos com o gerenciamento de sua conta.
Mesmo com o aumento de satisfação dos usuários em relação ao atendimento inicial, o índice de reclamações dos serviços pós-contratados continua alto. Na quinta-feira (13), a PROTESTE (Associação de Consumidores) e a UGT (União Geral dos Trabalhadores) entregarão um documento com reivindicações para melhoria dos serviços de telecomunicações aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.
Na última segunda-feira (10), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou novas regras para as operadoras no Diário Oficial da União, com o intuito de melhorar o atendimento aos usuários e diminuir o número de queixas. Entre as propostas no novo regulamento estão o cancelamento automático pela internet e a facilidade para contestar cobranças. A lista com as mudanças que as prestadoras deverão fazer estão disponíveis para consulta no site da Agência.