Com novo aumento a partir de 5/11, violação passará a custar R$293,47 aos motoristas. Uso de celular no trânsito aumenta risco de acidentes em até 400%.
Utilizar o celular ao volante vai deixar de ser considerada uma infração média para virar infração gravíssima no Código Brasileiro de Trânsito, conforme publicação no Diário Oficial da União nesta semana.
Com isso, quem for flagrado cometendo a infração terá de desembolsar bem mais do que atualmente. Isso porque também foi anunciado nesta semana que as multas de trânsito terão um reajuste a partir do próximo dia 5 de novembro.
A multa para violação gravíssima passará de 191,54 reais para 293,47 reais, enquanto que a infração média vai passar a custar 130,16 reais aos motoristas contra os 85,13 reais atuais.
Multas por uso de celular no trânsito aumentam 22% em SP
Com isso, a multa por usar celular ao volante terá seu valor quase quadruplicado a partir de 5 de novembro, indo dos 85,13 reais do momento para 293,47 reais com os novos aumentos.
Mais do que ligação
Vale notar que o uso de celular não inclui apenas falar ao telefone, mas também usar smartphones para enviar mensagens em apps como WhatsApp e Facebook, tirar fotos, entre outras coisas.
Estudos apontam que o uso de celular no trânsito podem aumentar em até 400% o risco de acidentes.
Aumento de multas por uso do celular
As multas por uso do telefone celular no trânsito em São Paulo cresceram 22% entre janeiro e novembro de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) publicadas na Folha de S. Paulo.
No total, os motoristas da capital paulista receberam 430 mil multas por usarem o celular em seus veículos entre janeiro e novembro do ano passado, número superior às 383 mil registradas durante 2014 inteiro.
Segundo a CET, a multa por usar o celular ao volante é uma das cinco mais aplicadas em São Paulo.