Segurança

Veeam faz parceria para levar zero trust ao backup

Numberline Security e Veeam ampliam o modelo de maturidade de confiança zero para melhorar a resiliência cibernética

A Veeam Software apresentou o Zero Trust Data Resilience (ZTDR), solução desenvolvida m conjunto com a Zero Trust Numberline Security e que aplica os princípios de zero trust para backup e recuperação de dados. A segurança moderna e eficaz baseada no conceito substitui a abordagem cada vez mais ineficaz baseada em perímetro.

A separação dos sistemas de gerenciamento de backup e seus níveis de armazenamento em zonas de resiliência distintas é essencial para o ZTDR reduzir a superfície de ataque e limitar o raio de violações, e o armazenamento de backup imutável, a fim de garantir que os dados não sejam modificados, mesmo no caso de um ataque de ransomware.

A Numberline lembra que a infraestrutura de backup, por natureza, tem uma grande superfície de ataque, porque deve ter acesso de leitura e gravação à produção, abrangendo praticamente todos os aplicativos corporativos e fontes de dados, tanto no local quanto na nuvem. Por isso há uma necessidade de incluir princípios básicos, uma arquitetura e um modelo de maturidade.

Dentro do Modelo de Maturidade Zero Trust da CISA, “dados” é um dos pilares identificados em cinco funções principais: gerenciamento de inventário de dados, categorização de dados, disponibilidade de dados, acesso a dados e criptografia de dados. Para estender esse modelo à função crítica de backup e recuperação de dados, os princípios do ZTDR são:

• Acesso com privilégios mínimos

• Imutabilidade

• Resiliência do Sistema

• Validação Proativa

• Simplicidade Operacional

Para ajudar as organizações a iniciar a sua jornada para implementar esses princípios, a Numberline desenvolveu um Modelo de Maturidade ZTDR detalhado, assim como uma Arquitetura de Referência ZTDR que inclui esses atributos-chave para melhorar a resiliência dos dados:

• Segmentação, para separação clara das camadas de software de backup e armazenamento de backup com o objetivo de criar zonas de resiliência distintas, que minimizam a superfície de ataque e reduzem o raio de exposição quando ocorre um ataque.

• Imutabilidade do armazenamento de backup, garantindo que os dados não possam ser modificados ou excluídos.

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *