Availability Platform agrega cinco soluções para gerenciar processos de backup e DR em ambientes virtualizados e híbridos.
A Veeam Software, provedora de soluções de disponibilidade para empresas de missão crítica, lançou o Veeam Availability Platform para nuvem híbrida. O lançamento nada mais é que um pacote de cinco soluções para garantir que os processos de backups e de recuperação de desastres (DR, na sigla em inglês) ocorram sem problemas, dando total disponibilidade para cargas de trabalho virtuais, físicas e baseadas na nuvem híbrida.
Segundo Vitaly Sukhovsky, vice-presidente da Veeam para América Latina e Países Emergentes, a novidade da plataforma está no monitoramento e gerencia de processos de backup e DR para a nuvem híbrida e virtualização. “Com esse conjunto de soluções, as empresas podem automatizar a recuperação de desastres, se conectar a nuvem mesmo com baixo link de conexão e garantir a disponibilidade de seus dados”, afirma.
Entre as soluções que compõem a plataforma, se encontra o Availability Suite, produto principal da Veeam e fornecedor da disponibilidade das cargas de trabalho, que deve ser atualizado em outubro. O Availability Orchestrator, orquestrador de DR, e o Cloud Connect, que simplifica o backup e a recuperação ao permitir que o processo seja realizado mesmo em baixa conectividade, complementam a solução junto do Availability Console e do Agent for Microsoft Windows ou for Linux, a depender do sistema operacional utilizado pela empresa.
Computação em nuvem irá dominar os negócios em tecnologia até 2020
Ainda de acordo com Sukhovsky, o Availability Plataform conta com um nível de serviço de recuperação de menos de 15 minutos para todos os dados e aplicações. O compliance e a visibilidade também são garantidos através de relatórios, testes e documentações, “para que os backups não sejam realizados de forma incorreta e evitar falhas durante o DR”, diz.
Veeam aposta no crescimento de seu negócio no Brasil
Segundo Sara Wilson, diretora de Canais e Distribuição para América Latina e Caribe, o modelo de distribuição da Veeam para a nova solução se mantém como serviço (DRaaS). “Nós não trabalhamos com venda direta”, afirma. Apesar disso, a empresa conta com 560 clientes no Brasil e crescimento de 50% no acumulado do ano. “O país é um mercado que vai continuar crescendo e vamos manter nossos investimentos”, complementa.
Para isso, a Veeam se firma em parceria com integradores, que já somam 575 no Brasil até agora, separados em quatro categorias (register, silver, gold e platinum – as últimas duas com 30 e 2 parceiros, respectivamente). “Quanto maior a categoria do parceiro, mais benefícios ele possui. Dessa forma, ele pode contar com maior margem de lucro e apoio na área de marketing”, explica, lembrando que para subir no ranking, é preciso certificações e quantidade e qualidade de vendas.
Empresa chega ao mercado prometendo facilitar a adoção da nuvem
A companhia também conta com parcerias com empresas de fornecimento de nuvens públicas e privadas, como Microsoft Azure e Amazon Web Services (AWS), além de fornecedores de hardware, como Cisco, EMC (agora Dell) e IBM, aliança fechada há duas semanas.