Análise Setorial

Venda de PCs cresce 10,8% em 2008

O mercado de notebooks ganha destaque por ter montante 108% maior do que em 2007.

O mercado de PCs no Brasil registrou um crescimento de 10,6% em 2008, com um total de 11,8 milhões de unidades comercializadas, conforme levantamento realizado pela consultoria IDC. Em 2007, as vendas somaram 10,6 milhões de unidades entre PCs e notebooks. Para Luciano Crippa, analista responsável pelo estudo, uma série de fatores contribuiu para que o desempenho não fosse melhor. “A crise econômica, a queda no crédito, principalmente em outubro e dezembro, e o ligeiro aumento nos preços deixaram o consumidor pessimista, o que, consequentemente, freou as compras”, explica.

O destaque de 2008 ficou para o mercado de notebooks. No ano passado, foram 3,2 milhões de unidades vendidas, montante 108% superior a 2007, quando foram registradas vendas de 1,5 milhão. Já a venda dos netbooks somou 100 mil unidades, representando cerca de 3% do mercado de notebooks. “O volume ainda é baixo, com poucos fabricantes em cena, mas este cenário deve mudar neste ano e o mercado deve dobrar de tamanho até 2010”, analisa Crippa.

Para 2009, a indústria de PCs não deve apresentar desempenho tão bom, segundo análises da IDC. O mercado deve sofrer uma retração de 11,5%, mas espera-se que o Natal deste ano será melhor que o de 2008. “O esforço estará concentrado em recuperar a confiança do consumidor, afinal não será fácil convencê-lo a assumir uma dívida em tempos de incerteza econômica”, diz o executivo.

O analista acredita que este ano haverá ainda uma readequação dos fabricantes em suas estratégias de vendas. Assim, quem poderá se beneficiar será o consumidor, uma vez que deve haver uma política de preços mais agressiva. Já para 2010, o mercado deve se recuperar da queda.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *