Estratégia de expansão internacional e ampliação do portfólio de produtos contribuíram para que o resultado fosse positivo em 2023
A Padtec Holding encerrou o ano de 2023 com receita líquida de R$ 368,7 milhões, valor pouco acima (0,8%) em relação aos R$ 365,7 milhões obtidos em 2022. A empresa registrou, em 2023, uma redução de 6,5% nas receitas procedentes das vendas de sistemas DWDM no Brasil, em comparação com o ano anterior. As importações, no entanto, garantiram um ano positivo para a fabricante, que apresentou crescimento de 2,5% nas receitas originadas pelas vendas de DWDM no mercado externo e de 38,5% nas oriundas da unidade de Serviços, Softwares e Plataformas, também em relação a 2022.
A taxa de crescimento anual composta (CAGR, na sigla em inglês) da receita líquida total, no período entre 2020 e 2023, foi de 14,2%. Nesse mesmo período, a unidade de negócios de equipamentos DWDM registrou CAGR de 8,6% no Brasil e de 45,7% no mercado externo. Para a empresa, isso comprova que a estratégia de expansão internacional e diversificação das atividades da Padtec foi acertada.
Entre as iniciativas relevantes conduzidas em 2023 dentro dessa estratégia, a Padtec destaca a inauguração do escritório comercial no Peru, o quarto da empresa na América Latina (os outros ficam na Argentina, Chile e Colômbia), com o objetivo de expandir a presença da Padtec na região e facilitar o suporte a vendas e operações de clientes das Américas Andina e Central.
Outra ação importante foi a parceria firmada com a FYCO, empresa global especializada em soluções para telecomunicações, visando ampliar a presença da Padtec no México e impulsionar a implantação de redes baseadas na tecnologia DWDM naquele país.
Pontos positivos
O lucro bruto em 2023 foi recorde na história da empresa: R$ 131,3 milhões, que representam 12,3% de aumento em relação a 2022, quando ficou em R$ 116,9 milhões. A margem bruta também cresceu, passando de 32%, em 2022, para 35,6%, em 2023. O EBITDA da Padtec alcançou R$ 56 milhões em 2023 (margem EBITDA de 15,2%), o que significa um aumento de 25,7% em relação ao ano anterior (R$ 44,6 milhões, margem EBITDA de 12,2%).
Um resultado importante alcançado em 2023 – ano em que a Padtec apresentou ao mercado uma nova marca – foi o aumento expressivo do índice de lealdade de seus clientes, medido pela pesquisa baseada na metodologia Net Promoter Score (NPS). A empresa conquistou o índice NPS de +77, resultado que a coloca na zona de Excelência, de acordo com as faixas de interpretação do NPS. Foi um salto significativo em relação a 2022, quando o NPS foi +55, e o maior patamar histórico desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2017.
Na área de pesquisa e desenvolvimento, a Padtec investiu R$ 41,5 milhões em 2023, o que representa 11,2% de sua receita líquida. Em janeiro do ano passado, a empresa lançou uma solução DWDM voltada aos provedores regionais que buscam uma alternativa flexível, de alto desempenho e custo acessível para a evolução de suas redes: o transponder dual desagregado de até 400 Gb/s por canal óptico (ou 800 Gb/s no total).
Para 2024, os planos da Padtec incluem a continuidade da estratégia de expansão internacional, principalmente por meio de novas parcerias e de novos canais de vendas, e a ampliação do portfólio de soluções de serviços, softwares e outsourcing oferecidas ao mercado.
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