Negócios

Vivo coloca em operação sua primeira usina solar no Distrito Federal

Nova usina solar da Vivo localizada no Distrito Federal será capaz de gerar 4,82 MWp (foto: divulgação Vivo).

A Vivo inaugurou sua primeira usina de energia solar no Distrito Federal no modelo de geração distribuída. A infraestrutura, construída e operada pela Athon Energia, está instalada na região do Café Sem Troco, núcleo rural de Paranoá, em uma área que equivale a 15 mil metros quadrados e tem capacidade instalada de 4,824 MWp dedicados à operação da Vivo. A produção irá atender as mais de 530 unidades consumidoras da empresa – como sites, equipamentos de transmissão e prédios administrativos – localizadas na área de concessão da Companhia Energética de Brasília (CEB).

CONTEÚDO RELACIONADO – Vivo inaugura usina de biogás em São Pedro da Aldeia

Em todo o Centro-Oeste, já são quatro usinas em operação pela Vivo, incluindo Aripuanã (MT) e Rio Verde (GO), de fontes hídricas, e Bela Vista de Goiás (GO), de fonte solar. E no primeiro semestre de 2021, uma nova usina de fonte solar deve entrar em operação pela Vivo no Distrito Federal. 

A Vivo realiza a expansão do modelo com fontes renováveis de origem solar (61%), hídrica (30%) e de biogás (9%) para todo o Brasil. A iniciativa prevê a instalação de mais de 70 usinas em todas as regiões do País, operando em 23 estados, além do Distrito Federal. Deste total, 15 já estão em funcionamento e o restante deve estar operacional até meados de 2021. 

O projeto da Vivo, como um todo, responde por mais de 80% do seu consumo em baixa tensão, atendendo mais de 28 mil unidades da empresa. Além de contribuir com o meio ambiente por ser renovável e de baixo impacto, a medida deve gerar uma economia anual importante nos gastos com energia. A obtenção de energia por meio da geração distribuída, em pequenas usinas, próximas aos pontos consumidores, contribui ainda para minimizar as perdas no sistema de distribuição, além de reduzir as emissões de CO2 e evitar impactos de grandes empreendimentos no meio ambiente e comunidade. 

Os investimentos no modelo GD são realizados pelas empresas contratadas, com a contrapartida de uma parceria de longo prazo com a Vivo, de até 20 anos. Com todas as usinas operando, a Vivo produzirá cerca de 670 mil MWh/ano de energia, o suficiente para abastecer todo o consumo de uma cidade de até 300 mil habitantes. 

 

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *