Estratégias

Vídeo digital: nova tendência em comunicação empresarial

Ricardo Franco, da Take 5

Ricardo Franco, da Take 5

Fácil disseminação, facilidade na mensuração de resultados, customização, melhor interação com público-alvo e maior disponibilidade de banda larga são alguns dos fatores que impulsionam a adoção do formato.

A disponibilidade de maior banda larga, a demanda por inovação na comunicação digital e um novo perfil de consumo de conteúdo pela internet, impulsionado sobretudo pela web 2.0, são alguns dos fatores que vêm contribuindo para o cenário atual dos vídeos online. Para se ter idéia, a Take 5, empresa especializada em comunicação corporativa, que possui soluções baseadas na aplicação de vídeos digitais, espera um crescimento de 30% neste nicho este ano.

Segundo Ricardo Franco, diretor de relacionamento e TI da Take 5, as empresas vêm investindo em vídeos online não só pela grande aderência do público final, mas também porque o vídeo é um formato muito eficiente para propagar uma mensagem, uma vez que sua linguagem é universal e tem melhor capacidade de armazenamento na memória, por ser visual e auditivo.

Entre as vantagens deste formato de mídia em comparação a outros modelos de anúncios está a fácil disseminação, a facilidade na mensuração de resultados pela interatividade e customização que podem ser atingidos, e a alta penetração nos usuários segmentados por público-alvo de diversas categorias. “Nós, da Take 5, acreditamos que as soluções que utilizam vídeos online produzem muito mais resultado para os objetivos finais de disseminação da marca e contribuem mais para a absorção da mensagem enviada”, diz Franco.

No entanto, as empresas devem adotar alguns cuidados ao adotar a solução. Franco explica que o primeiro deles é preparar um vídeo especialmente para o formato de internet e direcionado para o perfil de seu público-alvo. Um video na web não pode ser muito longo, nem muito técnico, e deve acompanhar os anseios do internauta. “O erro mais comum que as empresas cometem é com a linguagem adotada para a mensagem. A empresa deve avaliar bem seu público para saber a melhor maneira de conversar com ele. Muitas vezes percebemos que uma linguagem mais coloquial funciona mais que um discurso cheio de termos técnicos, pois a mensagem chega de maneira mais objetiva ao receptor”, explica o executivo.

O vídeo online também deve sempre direcionar o espectador à algum site ou a outra interação para que possa gerar leads para a empresa emissora da mensagem. É preciso ter atenção ainda com o retorno de mensuração que a ferramenta oferece, afinal é preciso justificar os investimentos e avaliar o comportamento dos usuários junto ao vídeo.

VideoMailing e Videobanner
Muitas são as formas em que o vídeo digital pode ser utilizado estrategicamente pelas empresas. Uma de destaque é o VideoMailing, solução que surgiu a necessidade de inovação na comunicação por email marketing, hoje, sem sombra de dúvidas, um dos principais canais de comunicação das organizações junto ao seu público-alvo.

“Claro que o vídeo não é anexado ao email, mas sim é feita uma referência ao vídeo através de um link explícito ou implícito em uma figura ou texto”, diz Franco. Atualmente, ferramentas disparadoras de email marketing já estão começando a ter opção integrada de vídeo, permitindo que o usuário final possa usar qualquer conteúdo de vídeo (mesmo doméstico) para interagir através do email com pequenas ou grandes audiências. Um VideoMailing convidando os amigos para um batizado ou casamento, por exemplo, pode ser feito em minutos com a mesma eficácia, rapidez e automatização com que seria disparado um email corporativo destinado a atingir milhares de pessoas por meio de uma campanha de marketing.

Vale ressaltar que assim como qualquer vídeo produzido e usado de forma offline, o vídeo a ser colocado no VideoMailing deve ser pensado como peça de comunicação de acordo com a finalidade desejada: informar, criar ou provocar opinião, convidar, capacitar ou divertir. Em qualquer situação, deve obedecer as diretrizes da internet: ser breve, direto, levar a alguma ação definida e, acima de tudo, independente de conteúdo ou formato, nunca aborrecer o destinatário. “Pode até provocar um choque, mas nunca decepção”, ressalta o executivo.

A Intel é uma das empresas que já investiu no novo formato, com o anúncio de novos treinamentos técnico-comerciais para toda a rede de distribuidores e revendedores da América Latina. Como resultado, a companhia obteve “milhares de certificados de treinamento online emitidos em dois anos do programa”, conta Franco.

Outra opção de uso de vídeo digital que tem chamado a atenção é o VídeoBanner, que nada mais é do que um banner de internet com vídeo, e que tem como objetivo principal propiciar às empresas e agências uma forma de inovar na hora de criarem ações de comunicação. Os VideoBanners podem ser expansíveis, proporcionando uma melhor experiência visual ao usuário e ainda permitem que sejam inseridos links clicáveis com informações detalhadas nos produtos apresentados no vídeo, transformando o banner em um hotsite.

Embora no Brasil a aderência ao VídeoBanner ainda seja pequena, Franco acredita que o meio tem um potencial enorme de crescimento. “Como a internet vem evoluindo de forma progressiva, acreditamos que dentro de um ano teremos uma demanda mais estabelecida”, diz o executivo. 
 
 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *