Segurança

Vídeo-monitoramento reduz taxa de criminalidade em Canoas

Sistema de vigilância utiliza rede IP wireless para vídeo, voz e dados; A prefeitura da cidade quer utilizar esta rede para interconectar, agora, os órgãos públicos do município.

Preocupada com o crescimento da taxa de criminalidade na cidade, a prefeitura municipal de Canoas decidiu investir em segurança pública. A solução encontrada foi investir em um sistema de video-monitoramento, com câmeras de vigilância instaladas nos principais pontos e vias do município e prédios públicos, para servir de apoio ao trabalho da brigada e da polícia militar, bem como da polícia rodoviária. O principal objetivo era criar uma Central Tática e um canal de comunicação unificado entre estes órgãos, de forma a agilizar o atendimento às ocorrências e principalmente minimizá-las.
 
 
A partir daí a companhia Mersh Automação iniciou um projeto, utilizando plataforma e sistema de vídeo-monitoramento Cisco, para fazer as imagens das câmeras chegarem até a central tática em tempo real. Para projeção e implantação do serviço, foi contratada a Labor Tecnologia, que desenvolveu uma rede IP wireless para vídeo, voz e dados.
 
A implantação do projeto foi dividida em duas etapas. Na primeira, foram mapeadas as regiões de maior incidência de furtos e roubos, sendo estas as primeiras a ter câmeras instaladas. Num segundo momento, a implantação do sistema foi expandida para outros bairros que também exigiam certo grau de atenção.
 
Ao todo foram sete câmeras implantadas no centro do município, quatro na região da Mathias Velho, t rês em Niterói, onze no quadrante nordeste que vai desde a av.Santos Ferreira, Boqueirão, bairro Guajuviras e av. Farroupilha em frente a Ulbra e duas no quadrante sudoeste dos bairros Fátima e Rio Branco.
 
 
Com a sistematização, as polícias têm maior subsídio para encontrar suspeitos e foragidos e identificar criminosos, assim como analisar certas minúcias e peculiaridades de determinados crimes.
 
 
Os resultados
 
 
Já nos primeiros meses de teste e utilização do sistema notou-se uma diminuição no índice de criminalidade. O número assaltos a bancos e pessoas fazendo uso de entorpecentes sofreu considerável queda após o início do monitoramente.
 
 
Paralelamente, outras empresas contrataram os serviços de câmeras pela qualidade de imagens e de informações transmitidas, como shoppings, universidade e redes de supermercado. A adoção do setor privado ao sistema também serve de apoio à prefeitura, que com isso conseguiu aumentar o número de vias monitoradas.
 
 
Em virtude do sucesso da estrutura montada e os resultados colhidos, a prefeitura de Canoas já trabalha na expansão das áreas monitoradas e no aumento da capacidade de armazenamento da central.
 
 
Além disso, já estão trabalhando para utilizar a rede IP implantada para as câmeras para também interconectar os órgãos públicos do município, propiciando comunicação de voz e de dados entre todos os envolvidos com a segurança do município.
 
 
Adicionalmente, com a viabilização do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), a rede hoje implantada poderá ser expandida para servir como ferramenta de inclusão sócio-digital, levando o acesso à internet a todos os cidadãos.
 
Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *