Relatório recente da IDC, patrocinado pela Rimini Street, aponta que 51% das empresas administram um negócio digital. No entanto, 49% das organizações ainda estão em transformação digital
*Por Pat Phelan
Muitas empresas estão de olho no potencial da Inteligência Artificial e do Machine Learning para transformar o ERP. Sua capacidade de colher os frutos desse potencial pode depender de quão avançado você está no seu processo de transformação digital.
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Um relatório recente da IDC, patrocinado pela Rimini Street, chamado IA e ERP: Automatizando Inteligentemente a Empresa e Criando Valor Diferenciado, de Mickey North Rizza, Vice-Presidente do Grupo Enterprise Software, aponta que 51% das empresas administram um negócio digital. No entanto, “a pesquisa da IDC revela que 49% das organizações ainda estão em transformação digital, por isso está claro que a jornada para um negócio digital pode ser difícil”.
O lançamento, em 2022, do ChatGPT, o chatbot de IA generativa da OpenAI, sem dúvida abriu os caminhos para as promessas dos fornecedores sobre a utilização de IA. “2023 foi um ano inovador para a tecnologia de IA generativa, à medida que ferramentas como ChatGPT passaram de curiosidade de laboratório a um nome familiar para todos”, de acordo com este artigo do portal CIO, que fez um resumo dos últimos anúncios de IA generativa. “Mas os CIOs estão avaliando cautelosamente como implantar com segurança a IA generativa na empresa e quais limites colocar em torno da ferramenta.”
Chave para o sucesso
Antes de se comprometer com qualquer roadmap de IA de um fabricante de software, é aconselhável primeiro avaliar a capacidade da sua organização de automatizar e inovar continuamente. “Embora possa parecer fácil, não é”, explica Rizza. O sucesso, acrescenta ela, requer foco na capacitação de uma estratégia de nuvem, na automatização adicional de todos os processos de negócios e na exploração e aplicação de oportunidades de inovação contínua, como a IA.
“Esse foco nem sempre é fácil, pois as organizações têm muito a fazer, incluindo construir uma estratégia tecnológica para remodelar a organização para o mundo digital, o que significa que elas devem compreender e modernizar seu portfólio de tecnologia atual no entorno de seu sistema legado on-premise”, ressalta Rizza.
No entanto, os benefícios valem a pena: “Neste caso, o ERP pode ser rapidamente melhorado com Inteligência Artificial, produzindo insights mais inteligentes, e capacitando os funcionários para navegarem e responderem de forma mais ágil, melhorando a sua tomada de decisão e, por sua vez, impulsionando o desempenho de uma organização”, escreve ela.
Rizza apresenta vários casos de uso em que as organizações aplicaram IA ao ERP e que se mostraram mais eficazes, além da melhoria dos processos de produção e financeiro, por exemplo, juntamente com melhorias nos processos de negócios, como gerenciamento de projetos, ciclo de vida de produtos e gerenciamento de serviços.
“Com mais de 65% das organizações acreditando que a IA é crítica para seu sistema ERP, a IA e a inovação que ela pode promover estão agora se tornando obrigatórias para novos sistemas ERP”, acrescenta Rizza, ao mesmo tempo em que ressalta que a Rimini Street está ajudando “os clientes de ERP a migrarem seus produtos para a nuvem e otimizar o tempo da organização com um fluxo de trabalho integrado à IA para facilitar a migração para um novo sistema.”
A IA é realmente para você?
Nem todo mundo reconhece os benefícios da IA e do ERP. “As organizações precisam entender o que é importante para elas e pesar todos os aspectos de custos e benefícios quando se trata de criar e manter uma vantagem competitiva no mundo digital.”
Muitos dos clientes da Rimini Street nos procuram para evitar serem presos pelos roadmaps dos fabricantes. Isso porque os fabricantes de software ERP estão forçando seus clientes a migrarem de sistemas robustos e estáveis para plataformas novas e não comprovadas por meio de prazos para o fim do suporte convencional e auditorias complexas ou ofertas de crédito de licença por “tempo limitado” – sem qualquer ROI ou valor comercial claro.
É essencial mapear suas necessidades tecnológicas de acordo com as prioridades de seus negócios. A Inteligência Artificial pode ajudar as organizações a escalar seus negócios com velocidade e agilidade, e aprimorar os fluxos de trabalho digitais. Como observa Rizza, “a IA é uma área em que muitos fabricantes ainda estão experimentando, portanto, compreender seu uso tanto para o fabricante quanto em como ele se traduz para os clientes é um parâmetro crítico que todas as empresas devem entender durante o processo de seleção”. *Pat Phelan é VP de Market Research da Rimini Street.
Este artigo é de total responsabilidade da autora, não representando, necessariamente, a opinião do Portal IPNews.
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