Pedro Suchodolski, presidente da Voitel, afirma que o mercado interno de VoIP será mais valorizado com a saída das empresas que não têm condições de prover o serviço.
Com 90 mil usuários, a Voitel, uma das pioneiras em soluções de voz sobre IP no Brasil, reestrutura a sua oferta de serviços com o investimento em ferramentas denominadas “não-voz” (TV Corporativa, Áudio Conferência, Webcasting e Data Collaborations). A meta da companhia é igualar a receita das unidades de negócios e se tornar “uma verdadeira provedora de multiserviços”, conforme defende Pedro Suchodolski, presidente da companhia. O executivo também acredita que o mercado de VoIP será marcado, daqui em diante, por fusões entre os players. O executivo concedeu entrevista ao Canal VoIP do Convergência Digital e falou sobre novos investimentos e sobre o futuro das soluções de voz sobre IP.
Canal VoIP: A Voitel lançou a solução de TV Corporativa há seis meses. Como tem sido a participação desse produto no faturamento da empresa?
Pedro Suchodolski: Em 2007 a divisão de produtos não voz, que no caso inclui a TV corporativa, cresceu 40%, e a previsão é que a participação aumente ainda mais.
Canal VoIP: Crescer quanto?
Suchodolski: Hoje a Voitel está dividida de duas formas: soluções de Voz (que inclui VoIP) e de conferência (TV Corporativa). O serviços de voz representam 70% do faturamento, enquanto a outra fatia, 30%. Mas a nossa meta este ano será igualar a receita.
Canal VoIP: Qual será a estratégia para equilibrar o faturamento? Por que vocês querem aumentar mais a participação da unidade de não-voz, o VoIP já não é prioridade da Voitel?
Suchodolski: Vamos reforçar a nossa força de vendas, no caso os canais distribuídos entre: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Contamos com 120 parceiros comerciais, o objetivo é fechar 2008 com 200. Desde que começamos, em 1999, a nossa visão sempre foi ser uma prestadora de multiserviços, entendemos que o verdadeiro valor agregado é prestar uma gama de soluções completas. Escolhemos primeiro trabalhar com VoIP, mas agora decidimos ampliar a nossa oferta.
Canal VoIP: A companhia pretende lançar algum nova solução para VoIP?
Suchodolski: O faremos este ano será remodelar o serviço. Agregar no que já temos de ferramentas de caixa de postal de voz, URA (Unidade de Resposta Audível) e chamada em espera.
Canal VoIP: A Voitel foi uma das primeiras empresas a oferecer serviços de VoIP no País. Quase dez anos depois quais os desafios da companhia na oferta IP?
Suchodolski: Eu acho que começamos a entrar numa etapa na qual não importa mais qual será a aplicação IP adotada pela empresa. Não interessará mais se a empresa vai acessar dados, voz ou imagem e sim, como essas aplicações vão agregar valor de negócio para a empresa. Por isso decidimos investir na TV Corporativa, uma solução baseada em IPTV on demand, no qual a empresa estreita a comunicação com seus colaboradores. Outro investimento que fizemos foi a parceria com a DH&C Outsourcing. Vamos ofertar um conjunto de serviços de terceirização para a área de telecom que inclue: gerenciamento, monitoramento, backup e storage.
Canal VoIP: Mas qual será o próximo passo do mercado de voz sobre IP?
Suchodolski: Há dois anos eu venho defendendo a consolidação da “bolha” de voz sobre IP. E agora isso poderá ser notado por meio de fusões dos provedores de serviços. Eu acredito que dentro de algum tempo o mercado realmente será mais valorizado após a saída das empresas que não têm condições de atuar. No entanto, entraremos na fase de consolidação – um player mais estruturado fortalecendo união com as companhias menores.