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Volvo Cars e Volvo Trucks vão compartilhar dados de veículos em tempo real para melhorar a segurança no trânsito

Baseado em tecnologia na nuvem, colaboração entre as marcas vai conectar veículos para alertar motoristas de riscos para evitar acidentes.

A Volvo Cars e a Volvo Trucks, fabricantes de carros e caminhões, respectivamente, vão compartilhar dados em tempo real para ampliar a cobertura da tecnologia de segurança conectada das empresas. A partir deste ano, informações anônimas serão compartilhadas em tempo real entre alguns caminhões Volvo selecionados, vendidos na Suécia e na Noruega, que possuem sistemas de alerta de perigo da própria empresa, e os carros equipados com o sistema de Alerta Luminoso de Perigo da Volvo Cars.

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A tecnologia de Alerta Luminoso de Perigo da Volvo Cars é baseada em um sistema em nuvem. Tão logo qualquer Volvo equipado com o sistema acione suas luzes de perigo, um alerta é enviado aos carros da marca próximos e conectados ao serviço de nuvem, avisando os motoristas do risco e os ajudando a evitar possíveis acidentes. Isso é particularmente útil em pontos cegos e no topo de subidas de estrada.

Para a Volvo Cars, compartilhar os dados em tempo real pode ajudar a evitar acidentes. A montadora acredita que quanto mais veículos estiverem trocando informações de segurança a todo momento, mais protegidas estarão as ruas. A empresa ainda busca estabelecer novas colaborações com outros parceiros.

Esta é a primeira vez que a fabricante sueca compartilha dados relacionados à segurança com outra companhia. A colaboração com a Volvo Trucks representa o primeiro passo para alcançar uma quantidade significativa de veículos conectados que poderia resultar em um impacto importante na segurança geral do tráfego.

O Alerta Luminoso de Perigo está disponível na Suécia e na Noruega desde 2016, onde é padrão em todos os carros das séries 90 e 60, bem como no XC40. Somando a frota de caminhões da Volvo à nuvem, a tecnologia cobrirá mais áreas, identificará mais riscos potenciais e aumentará a segurança geral do tráfego. Ambas as marcas representam uma parcela considerável de novos veículos na região.

Ao manter anônimo e válido os dados coletados e compartilhados, a iniciativa estará em conformidade com o Regulamento de Proteção de Dados Gerais (GDPR), que será implementado em toda a União Europeia até o fim deste mês.

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