Escuderia tradicional da Fórmula 1 apostou em soluções Dell/Nutanix e diminui tempo de análise de telemetria em 13 vezes.
A preocupação da Williams com a velocidade não se restringe às pistas. Buscando acelerar o tempo com que as informações saem dos carros até seus computadores durante as corridas, a escuderia de Fórmula 1, pela qual corre o brasileiro Felipe Massa, iniciou uma parceria com a Dell, em meados de 2014, para utilizar a tecnologia hiperconvergente do software Nutanix nos hardwares XC 630 e XC 730 da fabricante. A iniciativa estreou nas corridas a partir da temporada 2015, diminuindo o tempo de análise de telemetria de 1min20seg para apenas seis segundos.
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Conforme destaca Devanir Teixeira, responsável por soluções de Arquitetura de Storage da Dell para América Latina, a redução de tempo em quase 13 vezes proporcionou à Williams a tomada de decisão mais rapidamente. Antes, a equipe levada até quatro voltas para gerar o relatório, analisá-lo e decidir qual estratégia seguir. “Hoje eles fazem todo esse processo na mesma volta”, afirma.
Outra vantagem para a escuderia, característica da tecnologia de hiperconvergência, é a capacidade de enviar apenas os dados críticos para a fábrica da Williams, trazendo uma economia de largura de banda e de tempo de trabalho dos técnicos, que só analisam informações úteis.
“A Williams ainda economiza US$ 150 mil em logística por ano, devido ao espaço e peso menor que as soluções da Dell consomem dentro do avião durante o transporte entre um circuito e outro”, lembra Teixeira. “Quando se coloca consumo de energia, dissipação de calor, economia de espaço físico e quantidade de profissionais para fazer gestão de um único ambiente, esse número já é suficiente para pagar a solução em um período de cinco anos”, afirma.
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Todos esses fatores em conjunto influenciam na pista, mas não são o único meio que conta. Em 2014, a Williams fechou o ano na terceira colocação no ranking de construtoras da Fórmula 1, a mesma obtida na temporada 2015, já utilizando as soluções Dell/Nutanix. Hoje, a equipe está na quinta posição, com o campeonato já ganho pela concorrente Mercedes. “A tecnologia é uma ferramenta, o esporte ainda é definido pelas estratégias tomadas pela equipe e a capacidade do piloto”, encerra Teixeira.