
Desde que a pandemia de COVID-19 obrigou as pessoas a ficarem trancadas em suas casas e trabalharem e se relacionarem a distância, o Zoom tem se tornado uma das ferramentas mais utilizadas para videoconferências.
Globalmente, o aplicativo de comunicação em vídeo é um dos mais baixados tanto da Play Store do Google quanto na App Store da Apple, ficando atrás apenas do TikTok em número de downloads nas últimas semanas (no Brasil o app está na terceira posição, atrás do TikTok e do Meu CadÚnico).
Notícia relacionada
Professores avaliam que aulas online aumentam interação de alunos
Para estudantes, aulas virtuais ajudam, mas não substituem modelo de ensino presencial
Em entrevista concedida à CNN, o CEO da Zoom, Eric S. Yuan, revelou que entre dezembro de 2019 e o fim de março deste ano o aplicativo passou de 10 milhões para 200 milhões de usuários.
O crescimento, segundo ele, evidenciou alguns problemas de segurança que estão sendo explorados por hackers para invadir conversas alheias e conseguir informações dessas pessoas, que podem ser usadas em esquemas de fraude ou em chantagens. Um desses problemas mais famosos foi o da versão iOS do app, que compartilhava dados com o Facebook sem o consentimento do usuário.
Yuan também afirmou que a empresa está mudando a estratégia de atualizações como forma de garantir que o aplicativo ofereça a segurança necessária para todos os usuários durante este momento em que as pessoas precisam dele mais do que nunca.
Uma das mudanças anunciadas pelo CEO é a interrupção por 90 dias do desenvolvimento de novas funções e ferramentas para o app, o que fará com que, durante este tempo, todos os desenvolvedores da empresa fiquem focados na correção de vulnerabilidades de segurança e problemas de performance.
Assim, há uma promessa clara do CEO de que, ainda que o app não seja totalmente seguro hoje, ele logo será, e que a empresa tem trabalhado com empenho total em garantir isso.
Como usar o Zoom de maneira segura
Ainda que algumas empresa e escolas (principalmente na região de Nova York) já tenham proibido o uso do aplicativo, isto não quer dizer que você deve parar de utilizá-lo totalmente.
Para garantir a segurança ao usar o aplicativo, é preciso alguns cuidados simples:
Mantenha o aplicativo sempre atualizado
Como o CEO da empresa já alertou, eles estão trabalhando com total empenho na resolução de todas as vulnerabilidades de segurança do app, mas esse esforço não ajuda em nada aqueles que não atualizam regularmente o aplicativo.
Assim, uma das maneiras mais fáceis de evitar qualquer problema com o Zoom é garantir que a versão que você está utilizando seja sempre a mais atualizada. Na versão para desktop do app, é só clicar no ícone com a foto do usuário e escolher a opção “check for updates”, que o programa te indicará se há uma versão mais atualizada para download.
Já na versão mobile, é necessário acessar o menu “Configurações” na parte inferior da tela, escolher a opção “Sobre” e então clicar na opção “Versão”. Caso você não esteja utilizando a versão mais atualizada do app, ele irá te oferecer a opção de fazer o download da atualização mais nova.
Participe da comunidade IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter