IPNews – O Portal da Conectividade

Ciab Febraban 2017: Dória quer transformar São Paulo em cidade digital

Prefeito pretende reduzir burocracia e tornar todos os serviços públicos em digitais até ano que vem.

Durante palestra no CIAB Febraban 2017 hoje (6/6), o prefeito de São Paulo, João Dória, afirmou que pretende transformar a cidade em uma smart city. Para isso, ele comentou sobre as iniciativas que o município vem tomando ao longo de seus primeiros cinco meses de mandato, com destaque para a desburocratização dos serviços públicos. A intenção é que todos sejam realizados digitalmente até dezembro de 2018.

Dória lembra que o primeiro passo foi o lançamento do Empreenda Fácil, programa que permite que a maior parte do processo de abertura e fechamento de empresas seja realizado pela Internet, reduzindo o tempo de abertura de uma empresa de meses para sete dias.

Prefeitura de SP quer transformar Prodam em aceleradora de startups

“Outro pequeno exemplo foi a eliminação da versão impressa do Diário Oficial do município, que hoje só é publicado digitalmente”, comentou.

No âmbito da educação, o prefeito de São Paulo pretende que todas as escolas municipais eliminem o uso da lousa e do giz e passem a usar tablets a partir de março de 2018. Para isso, a prefeitura conta com o apoio da Cisco, que doou R$ 300 milhões para serem utilizados em inciativas de digitalização do ensino público. “Trata-se da maior doação à cidade de São Paulo na história, sem qualquer contrapartida”, afirmou Dória.

Em segurança, a prefeitura começa a implantar as câmeras de vigilância do programa Citycameras, que prevê um total de 30 mil a serem instaladas na cidade. Dessas, 1,5 mil já foram implementadas e Dória agora trabalha para integrá-las a plataforma Detecta do governo estadual, que agrega todas as imagens de câmeras públicas da capital e as de bancos para um centro de comando e vigilância da Polícia Militar. “Junto a isso temos os cinco drones que fazem a vigilância na região central de São Paulo”, comenta o prefeito.

Por fim, Dória comentou que a PPP (parceria público-privada) de iluminação pública, anunciada na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad, deve ser liberada pelo Tribunal da União do município no dia 13 deste mês. “Serão R$ 8 bilhões de investimentos em iluminação LED que vai começar, obrigatoriamente, pela periferia”, encerrou.

Sair da versão mobile