A inovação da tecnologia bancária brasileira é bastante conhecida aqui e no exterior, mas as histórias curiosas, engraçadas e reveladoras que aconteceram nos bastidores nas áreas de TI dos bancos só conhece quem participou delas. E é isso que traz o livro “No Code – As Histórias Não Contadas da Tecnologia Bancária no Brasil”, lançado na segunda-feira, 25.
CONTEÚDO RELACIONADO – 100 entrevistas com executivos de tecnologia compõem a 4a edição do livro “Por Trás da TI”, lançada nesta 5a feira
As quase 100 histórias do livro são relatos de um grupo de 30 dos maiores CIOs e CTOs do setor financeiro que o Brasil teve desde o período em que os processos eram principalmente manuais até os tempos atuais. E costumam ser lembradas nos encontros da confraria desses profissionais. Mas, por serem tão interessantes, eles decidiram compartilhar com o público.
Entre as histórias estão desde o uso de helicópteros na era pré-internet para a entrega das listas de saldos dos clientes nas agências bancárias, até os reais que o cofundador da Apple, Steve Wozniak, pediu emprestado para comprar um lanche, e os bastidores para convencer Bill Gates a estrelar uma propaganda no Brasil para um banco que nem era seu maior cliente do setor. Para quem quer entender um pouco da aventura da estruturação da indústria financeira e entender como a tecnologia bancária chegou até aqui, o No Code é leitura obrigatória.
O livro foi organizado por Jorge Krug, referência em TI bancária e em inovação no Banrisul, Carlos Augusto de Oliveira, que criou o Banco Original, o primeiro banco digital do país, Keiji Sakai, que entre tantas atividades ajudou a transformar o Ciab (hoje Febraban Tech) num dos maiores eventos do setor no mundo, e Marcos Cantarino, da Cantarino Brasileiro, referência em marketing de relacionamento do setor de tecnologia bancária e fundador da Canteiros, editora do livro. A jornalista Claudia Mancini, especializada em economia, finanças e tecnologia e fundadora e Publisher do portal Blocknews, entrevistou e colocou as histórias no papel. O livro tem patrocínio das empresas Matera, Simetrik, Solutis e TQI.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X.