A fim de dar continuidade às aulas para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Colégio São Luís passou a integrar ainda mais o uso da tecnologia ao dia a dia da instituição. Desde o começo do isolamento social, estudantes tem usado a plataforma Microsoft Teams para seguir com todas as atividades. Até mesmo aulas de educação física, teatro, artes e conteúdos interdisciplinares preparatórios para o vestibular passaram a utilizar a ferramenta.
A escola elencou cinco mudanças que a adoção da tecnologia trouxe para o dia a dia dos alunos e professores. Confira:
Exercícios e atuação também podem ser feitos online: Disciplinas que exploram a expressão corporal como principal viés de aprendizagem ganharam um novo formato. Nas aulas de educação física, por exemplo, além da parte teórica, por meio de conteúdo em vídeo, passaram a trabalhar ginástica laboral, ioga e atividades práticas em casa. “Conseguimos incentivá-los a se movimentar e isso melhora o bem-estar durante a quarentena”, comenta Renato Laurato, diretor do colégio. Outras aulas que estão sendo ministradas via plataforma são as de teatro e artes. Nelas, alunos e professores entram em cena na câmera para realizar atividades teóricas e expressionais.
Troca de experiência e ideias de inovação entre os professores: De acordo com o diretor, desde o início do isolamento social, os docentes vêm partilhando conhecimentos com reuniões regulares online que, inclusive, ficaram mais ágeis em comparação às que eram feitas presencialmente. “Conseguimos, a partir do compartilhamento de experiências, identificar como algumas aulas estão sendo realizadas e aplicar em outras disciplinas os mesmos conceitos. Estamos todos em um processo de transformação e o aprendizado mútuo é muito mais rico”, comenta.
A importância de trabalhar o psicológico dos alunos: Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental, Sandra Vaiteka, a aproximação da equipe docente com seus estudantes também está no apoio espiritual e emocional. “Neste momento de crise, nosso objetivo é auxiliar os alunos em seu crescimento, tanto nas aulas, quanto na parte psicológica. Fazemos isso incentivando-os a mandarem vídeos compartilhando suas histórias e com materiais que chamados de “pílulas emocionais’.”
Alunos cada vez mais independentes: Na sala, as aulas são dadas, já nas plataformas online, cada um possui suas próprias responsabilidades. “É preciso driblar as distrações em casa, manter o foco, compartilhar aprendizado, aprender novas formas de finalizar suas atividades e trabalhar em equipe. Percebemos que os estudantes estão mais participativos e acreditamos que essa é uma consequência de um senso maior de responsabilidade pelo próprio aprendizado”, diz Sandra.
Professores e turmas integrados: De acordo com o colégio, desde o início das aulas remotas, outros formatos puderam ser explorados. Tanto as disciplinas normais, quanto as preparatórias para o vestibular, estão recebendo um reforço. “Estamos com turmas com duas disciplinas sendo ministradas ao mesmo tempo e dois ou mais docentes auxiliando-os em suas dúvidas via chat. Simulados do Enem e outros também são feitos com as ferramentas disponíveis no Teams”, comenta Rafael Araújo, coordenador do Ensino Médio.
Com o fim da quarentena, o Colégio busca integrar vários destes aprendizados em suas aulas presenciais. “Acreditamos que todos estamos crescendo com a adaptação que tivemos que fazer neste período. Buscamos continuar levando a tecnologia para as salas de aula e trabalhar criatividade, independência e outras características tão essenciais para o crescimento dos jovens”, finaliza o diretor, Renato Laurato.
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