Desde o início de novembro, cerca de 4 mil consumidores da Concessão Energisa Sul-Sudeste (ESS) integram o projeto de sandbox tarifário, que terá duração de 12 meses, sendo concluído em novembro de 2025. Em março de 2025 mais duas concessões irão receber o experimento, Energisa Tocantins e Energisa Paraíba, atingindo mais de 20 mil unidades consumidoras.
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A Conta Inteligente é conduzida pela Energisa em parceria com a i4 Economic Regulation e um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). O foco são os consumidores de baixa tensão das classes comercial e residencial, onde dois modelos tarifários serão experimentados durante o projeto: a “Tarifa Melhor Hora” onde o custo do consumo de energia varia de acordo com quatro faixas horários nos dias úteis: “Supereconômica”, a mais barata; “Econômica”, “Média” e “Hora de Pico”, a mais cara.
Nesta entrevista, Amanda Prado, coordenadora de Estudos Tarifários da Energisa, explica as mudanças estruturais empreendidas pela empresa para avançar no projeto de sandbox tarifário. A inteligência artificial está entre as tecnologias adotadas pela empresa, que investiu R$ 33,2 milhões no projeto. Acompanhe.
Portal IPNews: Qual a vantagem de ser pioneira no projeto sandbox tarifário?
Amanda Prado: O Grupo Energisa quer ser protagonista na modernização do setor elétrico brasileiro, assumindo uma posição de liderança em inovações regulatórias e tecnológicas. O atual modelo tarifário do setor, estabelecido na década de 1980, não acompanhou as transformações dos últimos anos, como o crescimento da novas fontes de energia, o avanço rumo à descentralização entre outras.
Ao participar desse projeto, demonstramos estar preparados e qualificados para executar iniciativas estratégicas, como os programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), contribuindo ativamente para a evolução do setor e a construção de soluções que atendam às novas demandas dos consumidores e à sustentabilidade do sistema elétrico.
Além disso, essa atuação pioneira reforça nosso compromisso com a inovação e nos posiciona como uma referência no mercado, gerando valor para a empresa, consumidores e o setor como um todo.
Portal IPNews: Do ponto de vista de TI, quais mudanças foram necessárias para adequar a empresa a este novo cenário?
AP: As principais mudanças foram nos sistemas de faturamento e atendimento.
O faturamento é centro das principais entregas regulatórias, contábeis e fiscais da distribuidora. Para viabilizar a aplicação de tarifas mais modernas, foram realizadas adequações complexas, com o objetivo de incluir novos postos tarifários e permitir atualizações mais dinâmicas, garantindo transparência e rastreabilidade no cálculo e facilitar a visualização na fatura do cliente, sem prejudicar as entregas vinculadas a esses cálculos.
Além disso, nos sistemas de atendimento foram desenvolvidas soluções para disponibilizar telas e informações exclusivas aos consumidores do projeto e para os próprios atendentes da Energisa como o histórico de consumo.
Utilizamos também inteligência artificial para que o sistema identifique esses consumidores participantes do Sandbox e os direcione para um atendimento especializado. Além disso, oferecemos, nos canais digitais, suporte no onboarding para apresentar as modalidades tarifárias disponíveis e integramos todas as novas funcionalidades desenvolvidas no sistema de faturamento, entre outros recursos que oferecem mais informações para os clientes, possibilitando maior gestão de consumo.
Portal IPNews: Quais recursos tecnológicos foram adotados para implementar a conta inteligente?
AP: Além dos novos recursos nos sistemas, canais digitais para visualização e acompanhamento das faturas com as novas modalidades, foram instalados medidores inteligentes em todos os clientes que estão testando a tarifa Melhor Hora. Assim, possibilitamos os registros de consumo em segmentos horários com diferenciação de preço. Com essas informações, é possível customizar a comunicação, enviando aos clientes orientações e dicas para apoiá-los no gerenciamento do consumo e da fatura.
Portal IPNews: Vocês já fazem a medição remota de consumo?
AP: Sim. Em todos os consumidores Livres e Cativos do Grupo A (média e alta tensão), desde que não haja restrição de sinal de telecomunicação, e em casos pontuais no Grupo B (baixa tensão) em diversas empresas do Grupo Energisa.
Portal IPNews: Quais ferramentas estarão disponíveis para o usuário avaliar o melhor horário de consumo?
AP: Foi desenvolvida uma página na internet exclusiva para o projeto Conta Inteligente, com vídeos explicativos e informações detalhadas de como aproveitar os diferentes preços ao longo do dia. E, nos canais digitais da Energisa, como o aplicativo Energisa ON e a agência digital, o cliente pode consultar gráficos do histórico de consumo por faixa horária com análises de evolução de consumo em cada mês, podendo auxiliar na gestão do mês corrente.
Nesses mesmos canais, é possível consultar qual tarifa está vigente naquele momento e qual horário inicia a próxima tarifa. Especificamente para o App Energisa On, também desenvolvemos notificações que enviam alertas sobre o início dos horários mais econômicos ou de pico.
Paralelo aos canais digitais, desenhamos uma régua de comunicação alimentada pelos dados de medição que sinaliza ao consumidor na metade do mês de leitura como está a parcial de consumo por faixa horária, trazendo uma tendência de aumento, redução ou neutralidade em relação ao que seria o consumo na tarifa convencional, possibilitando a mudança de comportamento de consumo a tempo de obter benefício na fatura no final do mês.
Portal IPNews: Quanto a companhia investiu nesta primeira fase do projeto? E nas etapas posteriores?
AP: O aporte para o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Energisa, ‘Conta Inteligente’, realizado por meio da Aneel, foi de R$ 33,2 milhões.
Portal IPNews: Energisa, qual deve ser o impacto financeiro e operacional?
AP: O projeto é uma oportunidade tanto para melhorar a experiência do cliente quanto os processos internos da Energisa. A possibilidade de ajustar hábitos de consumo com base nos preços diferenciados ao longo do dia permite aperfeiçoar o planejamento da demanda, reduzindo os picos de consumo. Isso favorece, inclusive, uma operação mais equilibrada do sistema elétrico, minimizando custos relacionados a sobrecargas ou ao acionamento de fontes de energia mais caras, como as usinas térmicas. Vale ressaltar que o Grupo Energisa é reconhecido pela aplicação responsável e planejada do capital. Dessa forma, o estudo não trará impactos financeiros significativos.
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