Nacional

Cresce investimento em tecnologia para segurança do trabalho, aponta levantamento

Em alusão ao Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de Maio, o Checklist Fácil, software de gestão de processos, fez um levantamento que identificou que empresas estão usando tecnologia para prevenir acidentes de trabalho. De acordo com os dados apurados em sua base de clientes, no primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 10,36% nos registros realizados com foco em ações preventivas e identificação de riscos, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

CONTEÚDO RELACIONADO: Pesquisa aponta que IA e saúde mental disparam como prioridade no mercado de trabalho

O Checklist Fácil é uma solução que usa sensores para permitir que técnicos e engenheiros verifiquem se os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão sendo utilizados corretamente durante as inspeções, se o ambiente de trabalho possui sinalização de segurança adequada, entre outras ações preventivas para preservar a saúde e segurança dos colaboradores.

Dados da solução mostram 1,43 milhão de registros que monitoram o cumprimento de normas que garantem a saúde e a integridade dos colaboradores. Em recortes mais específicos, houve um aumento de 74% no uso de EPIs e 61,86% nas rotinas de prevenção de riscos.

Telhanorte já reduziu índices de acidentes

A Telhanorte, varejista de materiais de construção, que utiliza os recursos do Checklist Fácil em seu centro de distribuição desde 2020, conseguiu reduzir em 62% os acidentes de trabalho, batendo recorde de dias sem ocorrências com afastamento. Foram 1.500 inspeções mensais de segurança, com 100% dos colaboradores cobertos, além de acompanhamento remoto de mais de 40 lojas em três estados diferentes.

Antes de adotar tecnologia, tudo relacionado a formulários, inspeções e checklists de equipamentos era realizado no papel. Isso gerava mais trabalho e maior gasto com recursos, além de demandar mais tempo, oferecer menor confiabilidade e não permitir mensurar dados.

Nós tínhamos um número de acidentes muito elevado: em 2020, foram 50 acidentes. No ano seguinte, após a implementação do Checklist Fácil no setor, foram 19 acidentes. Então, o sistema trouxe agilidade para os processos e inspeções, tornando tudo mais dinâmico, e também fornece resultados reais para a segurança, reduzindo o número de ocorrências”, diz Alexsandro Lacerda, supervisor EHS dos Centros de Distribuição da Telhanorte Tumelero.

A segurança do trabalho e o cumprimento das normas regulamentadoras precisam ser tratados como prioridades estratégicas nas organizações que valorizam seus colaboradores. Prover um ambiente seguro não é apenas uma obrigação legal, mas uma condição essencial para que as equipes possam exercer suas funções com eficiência, confiança e bem-estar.

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *