Empresas de todos os tamanhos estão apostando em inteligência artificial (IA) para transformar seus processos internos e externos. De acordo com um estudo feito em 2024 pela McKinsey, 65% das empresas estão utilizando a IA regularmente em pelo menos uma função dos negócios. O porcentual revela um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando 40% das organizações tinham aderido à ferramenta.
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O levantamento também revelou que 50% das empresas que adotaram a inteligência artificial perceberam aumento na produtividade. O empresário Frederico Stockchneider, diretor de Tecnologia da InfoWorker, afirma que a IA vem remodelando a gestão e a rotina corporativa. “É um processo sem volta. As empresas que não se adequarem aos novos recursos vão perder competitividade para seus concorrentes, porque o que está em jogo é a agilidade de resolução das demandas e a redução nos custos”, comenta.
Stockchneider explica que existem várias soluções de IA no mercado e a definição do melhor recurso depende de variantes como o perfil da empresa, área de atuação, volume de dados disponíveis, finalidade, entre outras. Ele cita, por exemplo, as ferramentas da Microsoft, que oferece para os seus clientes. “As demandas mudam, de acordo com a necessidade de cada organização”, pontua.
PMEs
Seja em um pequeno negócio ou em uma multinacional, a integração da IA à rotina corporativa é mais do que uma tendência: é uma necessidade. Stockchneider reforça que a revolução da IA não está restrita às grandes corporações. Soluções acessíveis e flexíveis permitem que pequenas e médias empresas também adotem a tecnologia. “Seja no atendimento ao cliente com chatbots inteligentes ou no gerenciamento de estoque, a IA está ajudando a nivelar o campo de competição”, ressalta.
Entre os produtos mais procurados da Microsoft, segundo ele, estão o Power BI – que utiliza IA para fornecer análises de dados abrangentes, permitindo que as empresas visualizem dados de maneira intuitiva para orientar as decisões estratégicas – e o Azure Machine Learning, que é uma plataforma de aprendizado de máquina que permite construir, treinar e implantar modelos de IA em grande escala. “O Azure é indicado para organizações que desejam aproveitar o poder do aprendizado de máquina para resolver problemas complexos”, esclarece.
De acordo com ele, a inteligência artificial já é uma ferramenta usada há vários anos, mas que se popularizou recentemente graças, principalmente, a soluções como o ChatGPT e o Microsoft Copilot, que ajudam a automatizar tarefas, fornecer insights e melhorar a colaboração entre as equipes. “São recursos indicados para automatizar tarefas repetitivas, analisar grandes volumes de dados e fornecer insights valiosos que ajudam na tomada de decisões”, afirma.
Outra grande vantagem, destaca Stockchneider, é que a inteligência artificial ajuda a melhorar a eficiência operacional ao otimizar processos e reduzir erros humanos. A pesquisa da McKinsey apontou que a IA está sendo mais comumente adotada em funções onde pode agregar valor, como é o caso das áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos e serviços.
No entanto, apesar dos avanços, a implementação da inteligência artificial não está isenta de desafios. A necessidade de treinamento de colaboradores, a integração com os sistemas existentes e as questões relacionadas à ética e à privacidade são alguns dos pontos que demandam atenção. “Mais do que tecnologia, é essencial que as empresas invistam em educação e criação de uma cultura organizacional adaptada a esse novo momento”, avalia.
O diretor de Tecnologia da InfoWorker conta que, inclusive, esse é um nicho em que a IA vem sendo muito utilizada. O Copilot por exemplo, é um recurso que ajuda os colaboradores a trabalhar de forma mais inteligente e colaborativa, permitindo que se concentrem em atividades de maior valor agregado.
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