Sem categoria

Inventor da banda larga ganha medalha de honra da IEEE

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) concedeu a Medalha de Honra IEEE de 2025 a Henry Samueli, fundador da Broadcom. O prêmio, que também concedeu US$ 2 milhões a ele, é o reconhecimento à sua pesquisa pioneira e avanços no desenvolvimento e comercialização de circuitos de sistemas de comunicação de sinais analógicos e mistos, que levaram ao crescimento da comunicação de banda larga, tecnologias de rede com e sem fio usadas hoje.

CONTEÚDO RELACIONADO: Roteador 5G da Ericsson oferece FWA com capacidades de fatiamento de rede

Como professor de engenharia elétrica da UCLA, Samueli usou seu conhecimento para conceber arquiteturas de processamento de sinal digital para chips de comunicações de banda larga e, depois de fundar a Broadcom, construiu o primeiro chipset de modem set-top-box de cabo digital do mundo. Isso lançou as bases para o fornecimento de UltraHD, HDTV e streaming de vídeo de alta qualidade para residências e, hoje, a empresa é líder global em tecnologias de semicondutores para comunicações com e sem fio.

Reconhecimento

Um proeminente filantropo, Samueli também é homenageado por seu apoio significativo à educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). “A visão e as inovações em tecnologia de comunicação do laureado com a Medalha de Honra do IEEE Henry Samueli estimularam o desenvolvimento de produtos usados por quase todas as pessoas ao redor do mundo”, disse a presidente e CEO do IEEE 2025, Kathleen Kramer. “Dos bilhões de smartphones, decodificadores e tablets a laptops e dispositivos IoT, Samueli criou maneiras novas e inovadoras de alimentar conexões e unir a humanidade.”

Ray Liu, presidente do Comitê Ad Hoc para Elevar o Prestígio do IEEE Awards e presidente e CEO do IEEE em 2022, lembra que Samueli ajudou a revolucionar a forma como o mundo está conectado, promoveu mudanças de paradigma cultural e econômico de inúmeros setores e mudou positivamente a forma como fazemos tudo hoje.

“Além disso, sua prolífica filantropia impactou profundamente muitas vidas para melhor – desde o generoso apoio à educação STEM até a promessa de doar a maior parte de seu dinheiro durante sua vida. Essas contribuições são exemplares para os tecnólogos, modelando o impacto que podem ter não apenas no mundo em que vivem, mas para aqueles que os seguem.”

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebook, LinkedIn X

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *