E-commerce de produtos alimentícios agrega fornecedores e compradores de 14 países, permitindo a importação e exportação.
Foi lançado essa semana no Brasil o Agroplace, uma plataforma de comércio eletrônico entre empresas (B2B) exclusiva para a cadeia de abastecimento de alimentos e bebidas, com uma interação parecida com a do Mercado Livre. Presente em 14 países, o site já conta com 730 fornecedores ao redor do mundo, abrangendo 16 categorias de produtos e quase 300 subcategorias, incluindo commodities, bebidas, lácteos, peixes, carnes, frutas, etc.
Luis Anderson, CEO e idealizador da Agroplace, explica que o processo de inscrição é simples e gratuito, tanto para compradores como vendedores. “Pedimos dados, como o CNPJ, para saber se ambas as empresas são idôneas”, diz. Segundo ele, o preço é estipulado pelos vendedores e, quando o negócio é fechado, a plataforma cobra 1% em cima do valor total da transação. Como as transações são de grandes quantidades, a plataforma não é tem foco no consumidor final. “Nosso foco são empresas de todos os tamanhos”, afirma.
Por se tratar de uma plataforma mundial, é possível importar ou exportar produtos. Em ambos os casos, é fornecida uma opção para fechar o câmbio com a plataforma. “Temos parceria com um banco internacional para cobrar taxas mais baratas na transação”, diz Anderson. De acordo com ele, o banco ficará com apenas um centavo de dólar do valor da exportação, valor menor que o cobrado pela maioria das casas de câmbio.
Já sobre o frete, o executivo diz que o sistema da plataforma já calcula a distância por terra entre o comprador e o vendedor, cabendo ao último à responsabilidade pela entrega. “Em geral, o cliente sempre paga o frete”, diz. Nos casos de exportação, o fornecedor pode enviar apenas até o meio de transporte (avião ou navio) ou entregar na porta do comprador.
Anderson lembra que, ao terminar a transação, tanto o cliente quanto o fornecedor avaliam um ao outro, para que os próximos compradores ou vendedores tenham uma referência para futuros negócios. “Caso um deles receba uma nota baixa, ele será suspenso do uso da plataforma”, afirma o executivo.
A empresa também pretende oferecer serviços de consultoria para os clientes que tem planos de ampliar suas vendas para mercados internacionais, mas não tem experiência com as regras de exportação. Para isso, a Agroplace disponibilizará, gratuitamente, orientações legais sobre os mercados com os quais o usuário planeja exportar. “Mais do que facilitar a interação entre compradores e vendedores, o portal ajudará os negociadores a conquistar novos mercados com ofertas competitivas. Isso significa maior margem nas negociações e a venda de produtos de maior valor agregado”, explica Anderson.