Internet das Coisas

Paraná destina R$ 2 milhões a projeto de Educação 5.0 e Internet das Coisas

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária, destinou R$ 2 milhões para o projeto Manna Team, um ecossistema de pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) e suas variações. Ele é desenvolvido por uma rede de pesquisadores de universidades paranaenses e de outros cinco estados.

 

CONTEÚDO RELACIONADO – Indústria 4.0 deve ser a principal aplicação para internet das coisas em cinco anos, diz estudo

 

O recurso será destinado ao pagamento de 58 bolsas para estudantes e professores de escolas públicas, técnicos, alunos e professores de graduação e pós-graduação das universidades, além do pagamento de custeio. O projeto conta com apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)

“O Manna Team é um projeto inovador que promove a inclusão digital, mostrando o mundo tecnológico ainda desconhecido para muitas crianças e jovens carentes, além de incentivá-los a serem futuros pesquisadores”, explicou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhafitg.

“A Fundação tem buscado cada vez mais estimular a Educação 5.0 e o Manna Team está se tornando referência nacional nesta e outras iniciativas importantes para o avanço tecnológico e de inovação do Paraná”, ressaltou.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, reforça a importância do projeto no incentivo à ciência. “Além de trabalhar em áreas importantes ligadas à inovação, o projeto também trabalha com a geração de oportunidades, sobretudo, para jovens carentes. Este apoio da Fundação Araucária é extremamente relevante para atingir um número ainda maior de pessoas”, afirmou.

O Manna Team abrange Internet das Coisas, Internet dos Drones, Internet Robóticas das Coisas, Internet de Todas as Coisas e Inteligência Artificial (IA). O projeto envolve pesquisadores das universidades estaduais de Maringá (UEM) e do Centro-Oeste (Unicentro), do Instituto Federal do Paraná (IFPR-Paranavaí), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campo Mourão e Santa Helena), Universidade Federal do Paraná (UFPR-Jandaia do Sul), Universidade Federal de Viçosa (Florestal-MG), Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Presidente Epitácio), Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Pará.

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *