O conjunto das Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) de banda larga fixa alcançaram, no final de 2020, a liderança no volume de clientes atendidos em 3,47 mil cidades brasileiras. Dos 70,63 milhões de domicÃlios brasileiros, 48,68 milhões (68,9%) estavam em municÃpios atendidos por 12 ou mais prestadoras de banda larga fixa. Apesar desse avanço na competição do serviço, 1,94 milhão de residências (2,7%) eram atendidas por apenas duas prestadoras. As informações estão no Relatório do Serviço de Comunicação MultimÃdia (SCM) – Banda Larga Fixa (2º Semestre/2020), divulgado nesta terça-feira (11/5) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
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O Relatório da Anatel informa que o número de empresas prestadoras de banda larga fixa atingiu a marca de mais de 15,60 mil operadoras no PaÃs e mais de 80% dos municÃpios com mais de 90% da população possuem atendimento de 5 ou mais empresas. Dessa forma, no final do ano passado, o HHI monitorado pela Anatel – Ãndice que mede a concentração de mercado – atingiu o menor ponto da série histórica iniciada em 2011, abaixo de 0,15, o que indica um mercado altamente competitivo. O Relatório divulgado pela Agência reúne diversas informações sobre o mercado de banda larga fixa brasileiro, como dados de acesso, competição, tecnologia, qualidade e reclamações.
Velocidade e acessos
O Relatório aponta que a pandemia causada pela Covid-19 não afetou significativamente algumas das principais tendências do mercado de banda larga fixa, como velocidades contratadas e tecnologia utilizada. As conexões a partir de 34 Mega (Mbps) atingiram 21,39 milhões de domicÃlios em 2020 ante 13,41 milhões em 2019, conexões mais lentas tiveram redução.
Os acessos à banda larga fixa por fibra óptica saltaram de 10,22 milhões em 2019 para 17,04 milhões em 2020, ultrapassando o total de acessos por cabo (coaxial e metálico). O relatório informa que, em dezembro de 2020, a fibra óptica atingiu 79% dos municÃpios brasileiros, tornando-se a principal tecnologia de acesso à internet do PaÃs. No Distrito Federal, no Paraná, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina todos os municÃpios registram presença de fibra.
Qualidade
Do primeiro ao terceiro trimestre de 2020, o Relatório de Banda Larga Fixa da Anatel relata que houve uma melhora geral nos indicadores de qualidade e de atendimento. Em relação à s reclamações recebidas pela Agência contra prestadoras do serviço de banda larga fixa, segundo o Relatório embora tenha sido registrado aumento em abril – provavelmente pela maior presença do consumidor em sua residência em virtude das medidas restritivas impostas pela pandemia –, essa situação se estabilizou e no final do ano a quantidade de reclamações encontrava-se em nÃveis próximos ao do perÃodo anterior ao inÃcio da pandemia. O mês de abril de 2020 foi o que registrou maior quantidade de reclamações, 74,2 mil queixas. Em dezembro esse número caiu para 53,3 mil.
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