Carreira

Programa impulsiona presença feminina em telecomunicações

Um programa de capacitação está abrindo as portas do setor de telecomunicações para as mulheres e, em um ano, elevou em 15% a presença feminina em funções técnicas. Em 2024, a operadora Alares percebeu a escassez de representatividade feminina em funções da área técnica e decidiu implementar o programa “Elas na Técnica”, para incluir mais mulheres nestas funções.

CONTEÚDO RELACIONADO – TIM lança programa de mentoria para empoderar e acelerar a carreira de mulheres na tecnologia

Uma amostra da defasagem da presença feminina no setor pode ser percebida pelos resultados do relatório da Softex sobre a Indústria de Software e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação. O estudo mostrou que, em 2021, as mulheres eram apenas 13% dos profissionais no setor de telecomunicações, isso em um país onde as mulheres são a maioria da população. Em ocupações técnicas, esse número é ainda menor, com apenas 6,5% de representação feminina.

O programa continua em 2025, com 10 vagas abertas em diversas cidades. As inscrições estão abertas até 15 de abril, e não é necessário ter experiência prévia na área. Basta ter concluído o ensino médio e se identificar com o trabalho técnico em telecomunicações.

Futuro promissor

O programa oferece treinamento especializado, salário compatível com o mercado e benefícios como vale-alimentação, vale-transporte, assistência médica e odontológica, PPR e folga no aniversário. “As mulheres têm capacidade para atuar em qualquer função que desejarem e a Alares quer investir nisso!”, conta Simone Oechsler, Diretora de Recursos Humanos da Alares.

As inscrições para o ‘Elas na Técnica 2025’ vão até dia 15 de abril e devem ser feitas pelo site. Neste momento, há 10 vagas abertas, sendo cinco na cidade de Ibiúna (SP), duas em São João da Boa Vista (SP), uma em Presidente Prudente (SP), uma em Limeira (SP) e uma João Pessoa (PB).

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *