Internet das Coisas

Sabesp e Vivo firmam projeto IoT R$ 3,8 bi para medição inteligente de água

A Sabesp e a Vivo anunciaram a assinatura de um contrato de Internet das Coisas (IoT) no valor estimado em R$ 3,8 bilhões. A parceria tem como objetivo modernizar a medição de água nas cidades de São Paulo e São José dos Campos por meio da implementação de um ecossistema completo de tecnologias inteligentes, que inclui hidrômetros digitais, conectividade IoT de baixa latência, sensores e sistemas de automação com suporte à inteligência artificial.

CONTEÚDO RELACIONADO – Sabesp investe em IoT e inteligência para reforçar segurança e prevenir crimes

O projeto tornará São Paulo a primeira grande metrópole global com cobertura 100% inteligente de leitura hídrica, permitindo que todos os imóveis passem a ter o consumo monitorado em tempo real, com dados acessíveis por celular, site e canais digitais. A infraestrutura de conectividade utiliza redes dedicadas à comunicação entre máquinas (M2M), adaptadas para suportar grandes volumes de dispositivos operando simultaneamente com alta eficiência energética.

De acordo com Dênis Maia, diretor-executivo de Clientes e Tecnologia da Sabesp, essa transformação elimina a necessidade de visitas presenciais para a leitura dos medidores, além de permitir o acompanhamento em tempo real e a geração de alertas automáticos em caso de consumo anormal, como vazamentos. A tecnologia também vai proporcionar mais transparência e controle ao consumidor, que poderá visualizar seu histórico de consumo, emitir segunda via de contas e solicitar serviços remotamente.

Para a Vivo Empresas, o contrato consolida sua posição como habilitadora da transformação digital em serviços essenciais. Segundo Débora Bortolasi, vice-presidente B2B da companhia, a entrega de uma solução integrada com IoT, IA e interoperabilidade de sistemas representa um avanço significativo na eficiência da gestão hídrica e na digitalização do setor de saneamento.

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e X. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *