Negócios

Tecnologias que transformaram os pequenos negócios

Growth strategy busines trend concept. Businessman hand on arrow investment icon. Increase sale marketing, increase success potential, soar rocket towards wealth. Competitive business goal plan

A tecnologia revolucionou a forma como fazemos comércio na atualidade, especialmente para os pequenos comércios, ao superar alguns dos desafios que, antes, pareciam sem solução. Inovações no campo da tecnologia digital, como inteligência artificial, registro de domínio e outras soluções digitais, permitiram que pequenas empresas pudessem competir com seus concorrentes mais avantajados do mercado com menores desigualdades.

Da mesma forma, não adotar determinadas soluções ou inovações tecnológicas significa estar atrás na corrida com os outros competidores de mercado, o que sinaliza um novo desenho na forma como os empreendimentos atuais operam.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento de dados baseado em servidores digitais se provou ser um dos pilares para um pequeno negócio. As diferentes plataformas que oferecem esse tipo de serviço são munidas também de ferramentas, embora simples, de gerenciamento e operação remota.

Adotar um sistema de armazenamento em nuvem reduz drasticamente o investimento que uma pequena empresa precisa para montar o seu sistema de banco de dados.

Antes, qualquer empresa nova precisava de um servidor pesado, grande e que ocupava muito espaço para poder alocar os dados e as informações necessários para suas operações. Hoje esse servidor pode ser substituído por um simples computador ou notebook com acesso à internet.

Além disso, a escalabilidade do negócio também fica mais acessível, pois não é necessário, em um primeiro momento, investimentos pesados em infraestrutura para aumentar a capacidade de armazenamento.

Inteligência artificial

O uso de inteligências artificiais deixou de ser algo da ficção científica e passou a integrar o cotidiano de muitas pessoas. E nos negócios, não foi diferente. Hoje é possível implementar chatbots, assistentes virtuais e ferramentas de análise preditiva em basicamente todas as categorias de empreendimentos, sejam de pequeno ou grande porte.

O exemplo mais claro do uso dessas ferramentas é o uso de chatbots em sites e redes sociais para atender consumidores em tempo real. Isso permite que pequenos comércios tenham um atendimento de qualidade sem, necessariamente, depender de um funcionário exclusivo para essa função, podendo operar com equipes mais enxutas.

Já as ferramentas de aprendizado de máquina são usadas largamente para que os empreendedores coletem dados e entendam melhor o seu público-alvo para otimizar suas campanhas de marketing.

Pagamento digital

A tecnologia de pagamento digital também impactou enormemente os pequenos negócios, já que agora existem diversas maneiras para o seu consumidor pagar pelos serviços ou produtos consumidos, seja através de Pix, PayPal ou cartão digital em compras online, ou com pagamento por aproximação nas compras feitas no estabelecimento.

Essas novas tecnologias fizeram com que o consumidor não precisasse mais andar com dinheiro em espécie e também tornaram as transações mais seguras e reduziram os custos operacionais, já que não é mais necessário emitir malotes de pagamentos aos bancos, pois tudo é feito de maneira automatizada e imediata.

Mídias sociais

Talvez um dos avanços tecnológicos que mais revolucionaram a forma como agem os novos empreendimentos foram as mídias sociais. Elas se tornaram verdadeiras vitrines de produtos e serviços e, também, uma forma de as marcas se aproximarem dos consumidores, seja na agilidade de responder mensagens ou no marketing dedicado a determinadas fatias de consumidores.

O fato é que, se uma marca ou empreendimento não possui mídias sociais, ele já está atrás de seus competidores, especialmente no quesito da divulgação da marca. Investir em uma boa equipe de mídias sociais é uma das chaves de sucesso para qualquer empreendimento.

Da mesma forma que as mídias sociais são fundamentais, outra inovação que se provou ser extremamente importante para qualquer empreendimento é ter um registro de domínio, para que a marca tenha um site próprio, seja para contratação de serviços ou como plataforma de vendas fora dos marketplaces.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn X.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *