Quase metade dos consumidores não liga para o contrato de licença do aplicativo ao instalá-lo no celular.
Uma pesquisa da Kaspersky Lab revelou que uma parte significativa dos usuários de smartphones no Brasil estão instalando app em seus dispositivos sem entender as possíveis consequências deste ato.
Segundo o resultado do estudo, quase 40% dos consumidores brasileiros não ligam para o contrato de licença do aplicativo ao instalá-lo no celular. Sendo que quase 15% não leem as mensagens de instalação desses programas. Em outras palavras, clicam em “avançar” e “aceito” sem saber o compromisso que está assumindo – é como assinar um contrato sem ler suas cláusulas.
Kaspersky Lab descobre novo trojan voltado para bancos online no Android
O estudo da Kaspersky Lab “Você tem conhecimentos cibernéticos?” perguntou a 18.507 consumidores globais sobre seus hábitos na internet e descobriu que um número alarmante de usuários expõe sua privacidade e os dados armazenados em seus telefones a ameaças virtuais. Isso ocorre, principalmente, pela instalação de aplicativos em seus dispositivos móveis sem qualquer segurança.
Quando os usuários não leem os contratos de licença, nem as mensagens durante o processo de instalação, eles não têm conhecimento do contrato que estão aceitando. Alguns apps podem afetar a privacidade do usuário, iniciar a instalação de outros programas ou até alterar a configuração do sistema operacional de um smartphone de maneira legal, pois o usuário autorizou (sem saber) esses acessos durante o processo de instalação.
O questionário também mostrou que quase 40% dos brasileiros podem estar em risco, pois não têm “conhecimentos cibernéticos” suficientes para limitar as permissões dos aplicativos ao instalá-los. A pesquisa detalhou que 12% deles não fazem restrição às ações que os aplicativos podem realizar em seus aparelhos, 20% dão permissão aos aplicativos quando solicitados – mas esquecem rapidamente disto, enquanto 6,7% acham ser impossível alterar essas permissões. Quando as permissões do aplicativo ficam em branco, o mesmo pode acessar de forma legal os dados pessoais e privados contidos nos dispositivos móveis, desde informações de contatos, até fotos e dados de localização.
Ao comentar sobre esses resultados, David Emm, pesquisador-chefe de segurança da Kaspersky Lab, ressalta o perigo ao colocar informações pessoais sobre si mesmo e de outras pessoas, como contatos e mensagens privadas, nos dispositivos sem protege-las. “Isso pode transformar seus dispositivos em um falso amigo digital. Por não tomarem as devidas precauções ao instalar um app, muitos usuários permitem que seus app invadam sua vida privada, tenham acesso ao material armazenado nos dispositivos, além de conferir permissão para instalar aplicativos indesejados, alterando seus dispositivos desde o momento da instalação. Com esta pesquisa, queremos ajudar os consumidores a terem mais cuidado com seus produtos digitais, para dessa forma protege-los dos perigos digitais.”