Brasileiros usuários de TV móvel analógica já assistem a 30 minutos diários de programação na nova mídia, sobretudo quando estão no trânsito.
Cerca de 54 milhões de pessoas serão usuárias da TV móvel analógica ao redor do mundo ainda este ano, sinalizando assim a chegada definitiva desta mídia no mercado de massa. Até 2013, 300 milhões de pessoas serão usuárias da tecnologia, segundo a pesquisa ‘Analog Mobile TV: The World’s Most Widely Available Option for Mobile TV”, realizada pela Telegent Systems, empresa que atua no fornecimento de semicondutores CMOS, e pela In-Stat, consultoria independente de pesquisa de mercado.
O estudo, que comparou e destacou as tendências mais comuns no uso de TV móvel no Brasil, Colômbia, Indonésia e Turquia, mostrou que as opções pelo conteúdo da programação se mostraram semelhantes nos países pesquisados, com algumas diferenças regionais, como já era esperado. No entanto, a maioria afirmou que prefere assistir uma programação heterogênea, que inclui filmes.
A pesquisa também ajudou a mudar a percepção que os usuários de TV móvel apenas assistem conteúdo de curta duração. No Brasil, os usuários brasileiros participantes do estudo preferem: notícias (25%), esportes (10%), séries de TV (8%), desenhos animados (2%), filmes (5%), mix de programas (38%), não assistem (12%).
Em todos os países pesquisados, a grande maioria dos usuários assiste a TV móvel pelo menos uma vez por semana. Em algumas regiões, 40% ou mais dos pesquisados assistem a TV móvel diariamente. No Brasil, os usuários assistem: diariamente (18%), cinco dias por semana (10%), três dias por semana (30%), um dia por semana (15%) e raramente (27%).
Um resultado surpreendente do estudo se refere ao tempo que o usuário assiste a TV móvel, sendo que aproximadamente 2/3 dos pesquisados afirmaram assistir por pelo menos 30 minutos nos dias que acessam a TV móvel. No Brasil, 30% dos usuários assistem a TV móvel por trinta minutos ao dia, 25% cerca de dez minutos, 25% menos que dez minutos, e 20% mais que 30 minutos.
A maneira como a TV móvel é usada apresenta a maior diferença cultural. Os participantes da pesquisa afirmaram que a maior utilização da TV móvel é no trânsito, sendo que mais de 1/3 usam a TV em sua jornada casa/trabalho, independentemente do país. Na Indonésia, onde o trânsito é muito ruim, houve predominância desse tipo de uso (2/3 dos pesquisados). No Brasil, os usuários utilizam a TV móvel no trânsito (57%), em casa (25%), no trabalho (20%), em intervalos (28%), em casa de amigos (10%), durante tarefas (10%), outros (28%).