Consultoria fecha parcerias importantes, expande portfólio e ajusta processos internos visando crescimento mínimo de 25% neste ano.
A 3CON, consultoria brasileira de TI da área de bancos de dados, anuncia crescimento de 20% em 2008. “Atingimos a meta estabelecida no início do ano. A crise mundial não impactou nossos negócios”, analisa Genivaldo Araújo, sócio-diretor da 3CON. O aumento nas receitas é conseqüência da expansão das principais células de negócio da empresa, como desenvolvimento de sistemas, suporte a infraestrutura, performance e qualidade de aplicações, business intelligence e treinamento.
Segundo o executivo, o variado portfólio da 3CON facilita o fechamento de novos negócios em tempos de crise. “Não estamos amarrados a uma ou duas opções apenas. As soluções desenvolvidas internamente, em conjunto com os inúmeros parceiros que possuímos, nos abrem portas diariamente”, conta Araújo. “A previsão para 2009 é fechar novas alianças e consolidar os acordos firmados no ano passado, alcançando um crescimento mínimo de 25%. Essa meta já está garantida para o primeiro trimestre de 2009 em comparação ao mesmo período de 2008”, completa Araújo.
Um dos pilares estratégicos da 3CON em 2009 será a continuidade do trabalho de melhoria dos processos internos e de otimização da infraestrutura para aumentar a capacidade de atendimento aos clientes. “Nos últimos meses, implantamos novas metodologias de desenvolvimento de sistemas e de gerência de projetos e reestruturamos a fábrica de software, tudo isso visando ajustar os processos”, ressalta Araújo. As mudanças têm um motivo: até o final do primeiro semestre deve ser concluído o processo de certificação de qualidade ISO na empresa.
Comercialmente, o sócio-diretor aposta no sucesso, em 2009, das ferramentas da SeaSoft – Software Engineering of America, fornecedora de soluções para gerenciamento de data centers, e na expertise de 16 anos trabalhando com a Software AG, empresa desenvolvedora da linguagem mainframe Natural e do banco de dados Adabas. A empresa investirá também na capacitação de seus colaboradores e na contratação de profissionais, como gerentes de projetos com certificação PMI e gestores para a fábrica de software.