Segundo o CONFAZ, as companhias terão até 04 de abril de 2011 para se adequarem a esta nova sistemática de emissão da Nota Fiscal eletrônica.
Há uma semana o CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) prorrogou o prazo para adoção da Nota Fiscal Eletrônica (2G). As empresas que já emitentes de Nota Fiscal Eletrônica terão até o dia 04 de Abril de 2011 para se adequarem a esta nova sistemática de emissão da NF-e.
De acordo com o Conselho, aquelas que não se adequarem ao novo sistema deixarão de emitir a NF-e, uma vez que todos os webservices hoje utilizados deixarão de existir.
O especialista Jesse de Sales Jr., analista de negócios da Tecnoempresas, alerta com relação ao prazo que as empresas devem cumprir, e que as que já se prepararam para as mudanças, podem e devem voluntariamente alterar seu sistemas para NF-e 2G.
No último levantamento nacional da SERASA 43% das empresas da quarta e última chamada ainda não tinham o certificado digital e a região Sul possuía o maior número de empresas certificadas, cerca de 93%, contra 19% da região Norte.
“A NF-e será o caminho daqui para frente, pois é dinâmica, segura e fornece as informações de modo mais claro e padronizado”, declara Gildo Freire de Araujo, vice-presidente de desenvolvimento profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP).