86% dos internautas brasileiros acessam o Facebook a partir de telefones celulares.
A Upstream, empresa especializada em varejo por celular, constatou que os consumidores brasileiros não precisam do “próximo Facebook” ou do “próximo Snapchat.” Em vez disso, as marcas digitais, visando atingir três bilhões de consumidores em mercados emergentes , que coletivamente estão dispostos a pagar 70 bilhões de dólares para os serviços móveis digitais , precisam se concentrar na prestação de serviços digitais nas áreas de educação (27%), saúde (26%) e finanças (23%).
Consumidores querem mais conveniência em serviços digitais, revela estudo
Facebook é de longe o serviço digital mais acessado em celulares no Brasil. Como a aquisição de clientes em mercados maduros torna-se mais desafiador, os mercados emergentes como o Brasil oferecem uma perspectiva cada vez mais atraente para empresas como a Amazon Prime, Spotify, Netflix e Apple Music, já que essas querem expandir seu alcance global.
O desejo por conteúdo digital em mercados emergentes está crescendo, estimulado pelo aumento da conectividade móvel, com conexões móveis estimadas para ultrapassar a marca de 42 milhões no Brasil em 2016, de acordo com a GSMA. As estatísticas acima são destacadas nas conclusões do relatório “2016 Developing Markets Mobile Commerce,”da Upstream, e com base em uma pesquisa realizada pela YouGov de 5.215 adultos no Brasil, Egito, Indonésia, Nigéria e África do Sul, que também revela:
• 59% dos brasileiros acreditam que a internet é um direito humano
• Os 5 serviços digitais mais utilizados no Brasil são: Facebook (86%), Instagram (45%), Netflix (43%), Spotify (19%) e BBC News (18%)
• A maior parte deste conteúdo é acessado via aplicativos, com 47% dos consumidores optando por esse modo de acesso. 33% dos brasileiros acessam conteúdo móvel via navegador de internet
• Apenas 4% dos brasileiros usam aparelhos móveis somente para ligações e mensagens de texto
• 91% dos brasileiros querem conteúdo digital altamente localizado, principalmente em categorias como notícias e serviços financeiros
Marco Veremis, CEO e Co-Fundador da Upstream, comentou: “Os serviços de mídia social são altamente consumidos nos mercados emergentes. No entanto, o nosso estudo constatou que os consumidores não estão procurando o próximo Facebook. Em vez disso, eles querem serviços digitais nas áreas de educação, finanças e saúde, onde existe atualmente uma lacuna no mercado. Empreendedores visionários entenderão que em vez de competir com os gigantes estabelecidos, eles podem fazer uma marca significativa, ouvindo os consumidores nos mercados emergentes e dando-lhes serviços que melhor atenderão as necessidades dos consumidores.”