Negócios

5G responderá por 77% da receita global das operadoras até 2026

De acordo com um novo estudo da Juniper Research, a receita gerada pelos serviços 5G chegará a US$ 600 bilhões em 2026; representando 77% da receita global faturada pela operadora. O estudo descobriu que a adoção de serviços 5G nos setores de consumo e IoT (Internet das Coisas) foi impulsionada por uma forte aceitação de dispositivos compatíveis com a nova tecnologia, juntamente com modelos de preços de assinatura 5G atraentes, apesar da crise de semicondutores causada pela pandemia COVID-19.

 

CONTEÚDO RELACIONADO – 5G: a conectividade que impulsionará a Indústria 4.0 

 

A nova pesquisa, Operator Revenue Strategies: Challenges, Opportunities & Market Forecasts 2021 2026, incentiva as operadoras a alavancar suas redes 5G e altos níveis de virtualização para desenvolver novos serviços baseados em IP que geram fluxos de receita adicionais. Ele identificou dispositivos emergentes de consumo baseados em 5G, como laptops e roteadores móveis, como uma área-chave de foco para as operadoras nos próximos anos.

A pesquisa antecipou que, à medida que a cobertura geográfica 5G se expande, as operadoras irão capitalizar sobre os fluxos de receita além dos smartphones. Ele recomenda o agrupamento de assinaturas de vários dispositivos em um único pagamento recorrente para permitir que as operadoras se beneficiem da receita de conectividade de outros dispositivos de consumo.

O coautor da pesquisa Charles Bowman observou: “Os fornecedores de dispositivos estão capitalizando com redes mais rápidas para adicionar conectividade móvel a novos dispositivos de consumo, e as operadoras devem responder permitindo que os usuários acessem 5G em vários dispositivos com uma única assinatura; permitindo que os assinantes gerenciem convenientemente os dados”.

Dados celulares crescerão 300% nos próximos cinco anos

O relatório prevê que a quantidade de dados celulares gerados chegará a 2.900 exabytes até 2026; aumentando de 720 exabytes em 2021. Isso representa um crescimento de 300% nos próximos cinco anos. Ele prevê que este crescimento será impulsionado por uma demanda crescente por dados em conexões 5G e um crescimento substancial em dispositivos IoT celulares.

Os dispositivos IoT celulares, incluindo dispositivos de cidade inteligente, sensores de casa inteligente e agricultura conectada, crescerão substancialmente nos próximos cinco anos. Em 2026, a pesquisa prevê que o número de dispositivos IoT celulares chegará a 6 bilhões; ultrapassando o número global de smartphones pela primeira vez.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *