De acordo com uma pesquisa da Zebra Technologies, empresa de soluções digitais, e a Folks, especializada em transformação digital da saúde, 72% dos hospitais da América Latina melhoraram a qualidade de seu atendimento com tecnologias mobile. Mais da metade deles (55%) também conseguiram diminuir os custos operacionais, enquanto 61% melhoraram a segurança do paciente.
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Segundo a Zebra, entre as tecnologias de mobilidade clínica, estão o uso de dispositivos móveis, como tablets, por profissionais de saúde na linha de frente. A empresa explica que a tecnologia leva os hospitais a melhoraram o fluxo de trabalho e comunicação entre as equipes, facilitando o acesso a dados, que ficam disponíveis em tempo real e de maneira remota.
Seguindo metodologia da Folks, a transformação digital pode ser dividida em quatro etapas: Tradicional, Evolução, Sofisticação e Inovação. O setor de saúde brasileiro se enquadra no segundo patamar (Evolução) o que significa que os líderes já reconhecem que a transformação digital é essencial e já iniciaram essa jornada em suas empresas, contando com soluções digitais para tarefas mais básicas.
No entanto, os dados também mostram que 50% dos hospitais brasileiros não usam nenhum tipo de scanner ao lado do leito e 43% não contam com nenhum tipo de dispositivo móvel. A pesquisa ainda indica que 70% das decisões sobre pacientes são feitas com base em resultados de exames de sangue. Porém, um em cada 18 testes apresenta algum tipo de erro que poderia ser evitado com a digitalização da coleta e identificação de amostras.
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