O estudo How Retailers Use Innovation to Gain an Edge, do Boston Consulting Group (BCG) e do World Retail Congress (WRC), mostra que, para acompanhar as mudanças nos comportamentos e preferências dos consumidores, os varejistas precisam inovar. A pesquisa, realizada com 400 executivos de variados setores do varejo de todo o mundo, sendo 78 da América Latina – 32 do Brasil, 29 do México e 17 da Argentina – revela que as empresas que já têm esse conceito introduzido nos negócios, alcançam um retorno sobre o investimento (ROI) mais elevado. Em âmbito mundial, os varejistas que mais investem em inovação (média de 13%), obtém um ROI de 21%. Por outro lado, os que menos aplicam (apenas 3%), contam com ROI de 9%.
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Atualmente, 60% das marcas mais inovadoras da América Latina, ou seja, as que destinam mais de 8% de sua receita anual para isso, estão investindo em redes sociais para vendas, 27% em mídias de varejo e 13% em marketplace. No próximo ano, 54% deles disseram que vão priorizar o e-commerce. Até 2027, no entanto, a previsão para a região é de que haja um aumento de 20% nos gastos com inovação por 34% das companhias que estão liderando a categoria, 25% pelas que estão em progresso (com mais de 6% dos recursos alocados em inovação) e de 20% pelas consideradas atrasadas (menos de 6% do faturamento vai para a área de criação) em termos de gerar novidades aos seus consumidores.
O relatório também aponta que entre as melhores práticas, em termos de inovação, estão:
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